Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CULTURA

Clodoaldo luta por museu arqueológico do Brejo na Madre de Deus

Publicado em: 11/05/2021 09:15

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O deputado estadual Clodoaldo Magalhães articulou reunião entre o prefeito de Brejo Madre de Deus, Roberto Asfora, e o seu secretário de Cultura Cáli Oliveira, com a Secretaria de Turismo de Pernambuco, para discutir assuntos relacionados aos sítios arqueológicos do município, localizado no Agreste pernambucano. 

Os sítios constituem uma necrópole pré-histórica onde foram achados, na década de 1980, mais de 50 sepultamentos, alguns em bom estado de conservação, com datações que variam de mais de 11 mil a mil anos atrás. Os esqueletos estão sob posse da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) desde 1985 e o município de Brejo da Madre de Deus busca a reintegração do material. 

“Na agenda, ainda tratamos outras questões relacionadas ao turismo da cidade. O prefeito deseja administrar o Parque das Esculturas e transformar a Casa da Câmara e Cadeia Pública num centro cultural para o turismo local”, explica Clodoaldo. O gestor Rodrigo Novaes se colocou à disposição do grupo e adiantou que haverá um edital para que interessados possam manifestar propostas para construir a melhor  alternativa para o Parque das Esculturas da cidade. Também irá verificar a viabilidade das demais solicitações do prefeito Roberto Asfora. 

Na região do Planalto da Borborema existem centenas de sítios arqueológicos semelhantes, pelo menos 51 deles estão no Brejo da Madre de Deus. “Essa é uma área riquíssima e devemos preservar sua história. Um museu vai trazer grandes benefícios e desenvolver o turismo do município”, considera o deputado Clodoaldo Magalhães. 

Os esqueletos pré-históricos encontrados na região vão de recém-nascidos a adultos e são consideradas de bom estado de conservação. Há esqueletos completos, alguns com restos de cabelo e de pele, e até enrolados em esteira de palha. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco