Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

DECISÃO

STJ confirma aposentadoria como subtenente de primeira transexual das Forças Armadas

Publicado em: 20/04/2021 16:21

 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, confirmar a decisão que garante a Maria Luiza da Silva, primeira transexual das Forças Armadas, o direito de se aposentar no cargo de subtenente, o último posto da carreira militar no quadro de praças.

O colegiado havia negado o recurso da União para reformar a decisão do relator, ministro Herman Benjamin, que entendeu que a militar foi posta em reserva de forma prematura e ilegal após ter realizado cirurgia de mudança de sexo. De acordo com o ministro, 'foi tirado o direito de progredir na carreira devido a um ato administrativo ilegal, nulo, baseado em irrefutável discriminação'. "Não há dúvida, assim, de que a agravante (Maria Luiza) foi prejudicada em sua vida profissional por causa da transexualidade", ponderou, o relator na ocasião.

A Aeronáutica a considerou incapaz para o serviço militar com base no artigo 108, inciso VI, da Lei 6.880/1980, que estabelece como hipótese de incapacidade definitiva e permanente para os integrantes das Forças Armadas acidente ou doença, moléstia ou enfermidade sem relação de causa e efeito com o serviço militar.

Com a confirmação da decisão, a militar tem o direito de permanecer no imóvel funcional da FAB até que seja estabelecida a aposentadoria integral como subtenente, com determinação de reembolso da multa por ocupação irregular imposta a ela pela Aeronáutica.
TAGS: sexo | de | mudança | militar | decisao | stj |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Teich vincula renúncia à pressão de Bolsonaro para usar cloroquina
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 06/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco