Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

'Oposição dividida só ajuda quem está no poder', comenta Miguel Coelho

Publicado em: 13/04/2021 10:23 | Atualizado em: 13/04/2021 16:04

 (Divulgação)
Divulgação

Em entrevista à Rádio Clube na manhã desta terça-feira, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), voltou a falar das eleições governamentais de 2022, afirmando que estava disposto a conversar com todo o bloco da oposição, para definir quem encabeçará a chapa opositora. A declaração ocorreu durante o programa Manhã da Clube, liderado pelo jornalista Rhaldney Santos.


“A gente já percebeu nas últimas eleições que a oposição dividida só ajuda quem está no poder”, comentou Miguel. Para o prefeito sertanejo, a melhor solução para a oposição é somar as ideias. Miguel citou possíveis colegas, como Raquel Lyra (PSDB), gestora de Caruaru, Anderson Ferreira (PL), prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Lupércio (Solidariedade), chefe do executivo de Olinda, Raul Henry, presidente estadual do MDB e o senador Jarbas Vasconcelos (MDB). “A maior força não vai ser das lideranças políticas, será da legitimidade que a população vai nos dar, através dos projetos que vamos apresentar no tempo certo”, pontuou Coelho


Segundo o gestor, a oposição precisa definir a cabeça da chapa até meados de setembro deste ano. “A oposição tem que estar definida em qual liderança nós vamos acreditar”, comentou. Para o prefeito, quem for concorrer precisa ter tempo hábil para trabalhar nas adesões, no programa de governo que englobe o bloco e para traçar as estratégias necessárias de candidatura. “Precisamos deixar a vaidade e o ego de lado e colocar Pernambuco na frente”, ressaltou.


O prefeito também não deixou de colocar o seu nome a disposição, ressaltando a necessidade da construção de um projeto de união. “Se for do interesse e da vontade de todas as lideranças políticas de oposição e do povo de pernambuco, serei candidato com muito prazer”, pontuou. Se o MDB seguir nesse caminho proposto por Miguel, a legenda terá uma ruptura com a Frente Popular. 



Marília na oposição

O nome da Deputada Federal Marília Arraes (PT) também passou pela cabeça de Miguel. O prefeito afirmou que, apesar da flexibilidade de ideologia entre o PT e o PSB, Marília também representa a oposição no estado. “Não tem nada a ver ela ser do PT, a gente tem que respeitar ideologias e opções partidárias de todos, Marília é tão oposição quanto nós somos” comentou. Segundo Miguel, a deputada poderia liderar uma chapa opositora ou somar na construção da coligação, se assim ela desejasse.


Reunião com Raul Henry

Segundo Miguel, o encontro teve como pauta prioritária o fortalecimento da legenda. “O momento é de discutir internamente estratégias do MDB crescer, mas não apenas como coadjuvante, a gente quer o partido como protagonista”, comentou o prefeito. “Chegou a hora da gente construir um novo campo político em Pernambuco”, afirmou o político.


No encontro, Coelho também havia comentando com Henry sobre o seu desejo de concorrer ao Palácio Campo das Princesas. Após a reunião, o presidente estadual do partido comentou que ainda era muito cedo para esse tipo de conversa. “Em um momento oportuno vamos ter que conversar sobre isso, analisar as variáveis”, ressaltou Raul. 



Eleição nacional

O MDB, nacionalmente falando, se encontra em um momento de divisão, parte da legenda defende o apoio ao ex-presidente Lula (PT), parte apoia a reeleição do presidente Bolsonaro (Sem partido) e parte apoia que a sigla entre com um candidato próprio na corrida. O prefeito Miguel comentou que o momento não é o ideal para traçar essa estratégia em nível nacional. “Precisamos resolver isso no momento apropriado, no momento certo o partido vai se posicionar”, apontou.


O presidente da legenda, Baleia Rossi, se posicionou na semana passada, descartando apoio a Lula ou a Bolsonaro, assumindo uma posição mais próxima ao centrão. “O Brasil precisa ter um candidato que represente aqueles que não querem votar nem no PT nem em Bolsonaro, um projeto novo para o país”, declarou ao veículo O Globo. O presidente estadual da sigla concordou com Rossi, afirmando que o partido deve buscar um “centro democrático” para as próximas eleições. “Nem a extrema direita e nem a extrema esquerda”, pontuou o parlamentar.



Senadores do MDB

Dos três parlamentares pernambucanos que compõem o senado, dois são da legenda, Fernando Bezerra Coelho, pai de Miguel, e Jarbas Vasconcelos. Os dois senadores já divergiram em posicionamentos diversas vezes, sendo FBC a favor do governo bolsonaro e contra o de Paulo Câmara e Jarbas se posicionando exatamente de maneira contrária a do colega.


Segundo Coelho, apesar das discordâncias, os dois parlamentares são unidos pelo desejo de fortalecer a sigla. “Os pontos que a gente converge são muito maiores do que os pontos que, eventualmente, a gente diverge”, ponderou Miguel.


CPI da Covid-19

Para o prefeito Miguel Coelho, a forma com que as pessoas têm lidado com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 tem trazido instabilidade e barulho na capital brasileira. “ A gente não pode ter informações exageradas de onde não existe essa fonte, como também essa questão de você poder ampliar o foco da CPI”, comentou. Para Miguel, o STF “puxou a corda” em uma decisão “monocrática”


“Se tiver os elementos necessários para implementar a CPI, que assim o faça, mas que faça com o objetivo claro, e não com o sentimento de nuvem que ninguém sabe para onde vai”, ponderou o prefeito.


Troca de ministros

Para Coelho a troca dos ministros foi um ato de “calma e liderança”. “A gente não pode achar que vai dar resultado do dia para noite, precisamos acreditar nos movimentos que estão sendo feitos, que simbolizam algo”, comentou


Operação Contrassenso

Pouco antes da entrevista com o prefeito, a Polícia Federal deflagrou a Operação Contrassenso, para investigar uma possível prática de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica e organização criminosa, através de contratações feitas pela Secretaria de Educação da prefeitura de Petrolina. “A investigação é decorrência da análise do material apreendido na denominada Operação Casa de Papel, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado”, ressalta um trecho da nota divulgada pela PF.


“Toda nossa equipe está à disposição das autoridades, a gente sempre foi a favor da transparência. Tudo será investigado, analisado e esclarecido”, comentou o prefeito. No momento da entrevista, a PF ainda não havia divulgado dados, ou o motivo, da operação. 


Pandemia

Ao todo, são 1.105 municípios brasileiros que declararam que podem ter falta de oxigênio nos próximos dez dias, mas Petrolina não é um deles. A cidade está em primeiro lugar na menor mortalidade de Covid-19 em todo o Brasil. Segundo o prefeito, a causa dessa colocação foi a série de ações assertivas tomadas pela prefeitura desde o início da pandemia. “Apostar em testagem em massa e tomar medidas restritivas. Em pandemia só tem um número que importa, que é o de vidas salvas”, comentou.


O prefeito também anunciou que até amanhã será instalada uma nova usina de oxigênio no hospital de campanha da cidade. O município também recebeu dez novos respiradores do governo federal recentemente.


Violência Doméstica

Miguel destacou que Petrolina foi uma das primeiras cidades a lançar a patrulha da mulher na guarda municipal, além do trabalho de acolhimento e apoio das vítimas, junto à Secretaria de Defesa Social e a Secretaria Estadual de Saúde. “Agora lançamos o comitê de discussão com a sociedade, para podermos encaminhar as melhores soluções de proteção e prevenção”, ressaltou o gestor.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL