Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI

Lewandowski nega pedido para afastar Renan Calheiros de CPI da Covid

Publicado em: 29/04/2021 16:50 | Atualizado em: 29/04/2021 16:54

Parlamentares tentavam mudar configuração do grupo de investigação para favorecer o governo
 (crédito: Nelson Jt./SCO/STF)
Parlamentares tentavam mudar configuração do grupo de investigação para favorecer o governo (crédito: Nelson Jt./SCO/STF)
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quinta-feira (29), um pedido de senadores governistas para afastar Renan Calheiros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Com a decisão, o parlamentar poderá continuar na relatoria do grupo de investigação.

O pedido enviado ao Supremo foi assinado pelos senadores Jorginho Mello, Eduardo Girão e Marcos Rogério. Eles alegam que Calheiros não poderia ficar na relatoria por conta do filho, que é governador de Alagoas, e pode ser um dos alvos da investigação. Os parlamentares alegam que o relator não "será imparcial".

Renan Calheiros foi indicado ao cargo pelo presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM). A comissão foi instalada para investigar "ações e omissões do governo federal" em meio à pandemia. Nesta quinta-feira, o país ultrapassou a marca de 400 mil mortos pela doença, sendo a maior perda de vida de brasileiros pela mesma causa desde o genocídio indígena e a escravidão.

O ministro Ricardo Lewandowski afirmou que não vê "a existência de fundamento relevante, ao menos neste juízo preliminar, suficiente para determinar a suspensão cautelar do ato combatido".

O pedido também solicitava o afastamento do senador Jader Barbalho (MDB-PA), suplente na CPI e pai do governador do Pará, Helder Barbalho — demanda que também foi negada.
TAGS: lewandowski | nega | pedido | afastar | renan | cpi |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Equipamento desenvolvido pela UFPE elimina o coronavírus de ambientes de forma automatizada
ONU marca reunião para discutir a crise no Oriente Médio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 14/05
Cuba inicia vacinação contra a Covid-19 com imunizante próprio
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco