Diario de Pernambuco
Busca

APELO

Governadores enviam carta a Joe Biden em defesa do clima

Publicado em: 20/04/2021 18:28

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Governadores de 24 estados brasileiros entregaram nesta terça-feira (20) uma carta endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O documento foi recebido pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, durante audiência virtual na tarde de hoje. A carta propõe uma parceria entre o Brasil e os Estados Unidos para impulsionar um novo modelo de economia sustentável capaz de reverter o aquecimento global e reduzir desigualdades. O documento deverá ser apresentado a Biden durante a Cúpula dos Líderes Climáticos, nesta quinta-feira (22). 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), foi o representante do Nordeste no evento e ressaltou a importância das energias renováveis como base de industrialização do semiárido. “Essas fontes também abrem imensas oportunidades para a região Nordeste se consolidar como um grande produtor de Hidrogênio Verde, o combustível limpo que o mundo precisa para substituir os poluentes combustíveis fósseis”, afirmou. “Os Estados Unidos e a Europa já colocaram o Hidrogênio Verde nos seus planos - serão grandes importadores  - e estou articulando com Geraldo Júlio a formulação de um pioneiro leilão em PE, em parceria com a Alemanha”, acrescentou.

O ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco e articulador da iniciativa Governadores Pelo Clima no Centro Brasil do Clima (CBC), Sergio Xavier, também participou da audiência. “Os governadores são elos estratégicos para conectar demandas e soluções práticas e podem interligar rapidamente conhecimentos, políticas públicas e investimentos para viabilizar uma nova economia de regeneração social e ambiental”, explica.

O embaixador Todd Chapman elogiou a iniciativa. “Vemos esse desafio como uma grande oportunidade econômica, porque o Brasil realmente pode ser uma superpotência mundial na área do meio ambiente. Então, vamos trabalhar juntos nisso”, afirma. 

Assinam a carta os governadores de AC, AL, AP, AM, BA, CE,DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, SP, SE e TO, que representam mais de 90% do território nacional.  Além de Paulo Câmara, que representou o Nordeste, atuaram como porta-vozes no encontro os governadores Renato Casagrande (ES), pelo Sul e Sudeste; Mauro Mendes (MT), em nome do Centro-Oeste; e Helder Barbalho (PA), representando a região Norte.
TAGS: clima | eua | biden | joe | brasil | governadores |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL