Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

LULA

Esquerda comemora decisão do STF sobre o caso Lula, enquanto Bolsonaro faz discurso em tom de alerta

Publicado em: 15/04/2021 22:37 | Atualizado em: 16/04/2021 00:39

 (Ricardo Stuckert/ Divulgação)
Ricardo Stuckert/ Divulgação

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular, nesta quinta-feira, as condenações do ex-presidente Lula (PT) no âmbito da Lava-Jato, lideranças petistas e aliados se manifestaram sobre a decisão. Nomes como o de Humberto Costa (PT), Marília Arraes (PT) e Guilherme Boulos comemoraram a sentença. Em live transmitida no Youtube, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mencionou e caso fez discurso em tom de alerta.


Uma das grandes lideranças do PT em Pernambuco, o senador Humberto Costa, em entrevista ao Diario, disse que acompanhou a decisão do STF com "muita tranquilidade e alegria" e que as chances para enfrentar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estão fortalecidas. "Nós adquirimos os direitos politicos do presidente Lula e obviaente que ele não será candidato na marra. Acredito que ele tentará construir uma solução de unidade com uma parcela importante da sociedade. Isso fortalece o enfrentamento ao governo de Bolsonaro que está destrundo o país".  Esperamos agora que nos tenhamos a reafirmacao da suspeição de moro pq ai é a concretização da inocência do presidente de Lula"


Para Humberto, esse é um cenário que também fortalece o partido petista a nível nacional ampliando possibilidades para as eleições de 2022. "Traz fortalecimento para o partido em alguns estados, como Pernambuco onde Lula é extremamente forte e isso é importante para o PT para eleger parlamentares, é importante para pensar na possibilidade de disputar algum espaço majoritário", declarou. "Ele representa a antítese do governo Boslonaro e acho que qualquer que seja a participação que o presidente Lula terá, seja como candidato, seja como um grande condutor das forças políticas de centro e de esquerda no Brasil, não tenho dúvidas de que ele vai desempenha um papel muito grande", afirmou.


Presidente nacional do PT, Gleise Hoffman, em publicação no Twitter, parabenizou o ex-presidente e disse que "ainda tem muita coisa a ser colocada no lugar". "STF confirma direito de Lula! Dia histórico. Demorou mas chegou! Ainda tem muita coisa a ser colocada no lugar, mas a incompetência de Moro era o passo fundamental para isso, o primeiro pedido da defesa. Obrigada a todos (as) que estiveram ao nosso lado nessa luta. Parabéns Lula!", comentou.


Após a decisão do STF, a deputada federal por Pernambuco, Marília Arraes (PT), também se manifestou na rede social, e destacou que "hoje é um dia histórico". "A decisão do STF devolve a elegibilidade ao presidente Lula. Que notícia maravilhosa para o nosso país. Hoje é um dia histórico! Um dia em que a Democracia prevaleceu!". 


Coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MST) e liderança do PSOL em São Paulo, Guilhereme Boulos que tem atuado pelo fortalecimento de uma frente ampla de esquerda para as eleições de 2022, também comentou a decisão do STF momentos antes do fim das votações e afirmou que "confirmar a suspeição de Moro e a anulação da condenação de Lula é uma vitória da democracia". Candidata à vice-presidente na chapa de Fernando Haddad em 2018, Manuela D'ávila comemorou a decisão e pontuou: "8x3 de justiça!".


Durante live realizada todas as quintas-feiras, o presidente Jair Bolsonaro comentou a anulação das condenações de Lula. "Pela decisão do Supreto hoje o Lula é candidato. Faça uma comparação dos ministros do governo Lula e dos nossos ministros. Se o Lula voltar, pelo voto direto, voto auditável, tudo bem. Agora, veja qual vai ser o Brasil com o tipo de gente que ele vai trazer pra dentro da presidência.", alertou o chefe do Executivo. "Inclusive, se o Lula for eleito, isso é bom até pra estimular os petistas, em março de 2023 (...) ele vai escolher mais dois ministros para o STF, ta ok, pessoal? Acho que a conclusão cabe a todos vocês", disparou.


TAGS: esquerda | lula | stf |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Air France e Airbus serão julgadas pelo voo 447 Rio-Paris
Manhã na Clube com Rhaldney Santos -  12/05
Anvisa recomenda suspender vacinação da AstraZeneca para grávidas
Anticorpos contra Covid-19 permanecem no sangue por pelo menos oito meses
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco