Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Vereador Vinicius Castello (PT) protocola requerimento que sugere criação de Renda Básica em Olinda

Publicado em: 22/03/2021 20:05 | Atualizado em: 22/03/2021 21:00

 (Foto: Igor Travassos )
Foto: Igor Travassos
Na Câmara Municipal de Olinda, o vereador Vinícius Castello (PT) protocolou, nesta segunda-feira, um requeriemnto sugestivo ao prefeito do município, Professor Lupércio (SD), para que formule um Programa de Implementação da Renda Básica no Município de Olinda. O objetivo é diminuir os impactos trazidos pela crise sanitária da Covid-19, que acarretou aumento da pobreza e desemprego na cidade. A expectativa é que o requerimento seja votado na Câmara amanhã.

"Acredito ser uma iniciativa importante para o momento que o município enfrenta em meio à pandemia. Olinda ainda não se posicionou diante da criação de um auxílio municipal e o Poder Executivo precisa atender a populaçao mais vulnerável da cidade", destacou Vinicius Castello.

De acordo com informações do requerimento, a proposta inclui auxílio financeiro a famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda inferior a R$ 145,00. "O intuito é atender as mães solo, o povo da perifeira, comunidade preta, trabalhadores informais, todas as pessoas que estão em condicão de vulneravilidiade social e econômica no município de Olinda", explicou o petista. "É o mínimo a ser dado pelo município.", completou.

Em defesa à criação do programa, também foram apresentados três princípios. O primeiro diz respeito a um comprometimento com "a defesa de políticas  de combate às desigualdades raciais, de gênero e sociais". A segunda, diz que o município deve estar comprometido com a "defesa da renda básica como direito humano indivisível, inegociável e fundamental". Por fim, a terceira pede "a defesa do combate à fome e à miséria por meio do fortalecimento de políticas públicas de transferência de cerca de mais de 30 mil famílias no Município de
Olinda". 
 
O documento também aponta a importância da criação da Renda Básica como alternativa para reaquecer a economia local, visto que "a circulação de recursos no município acarreta o aumento da arrecadação tributária dos impostos relacionados ao consumo (ISS e Cota Parte do ICMS)", conclui o requerimento. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 23/04
Em Cúpula do Clima, Bolsonaro promete neutralidade de carbono até 2050
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 22/04
Após polêmicas, Superliga Europeia é suspensa
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco