Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PANDEMIA

Prefeitos pedem demissão de Araújo para "recuperar imagem no exterior"

Publicado em: 26/03/2021 17:19

Em comunicado oficial, a Frente Nacional dos Prefeitos criticou a conduta do ministro das Relações Exteriores frente às articulações de medidas para o enfrentamento à Covid-19
 (Foto: Evaristo Sá/AFP)
Em comunicado oficial, a Frente Nacional dos Prefeitos criticou a conduta do ministro das Relações Exteriores frente às articulações de medidas para o enfrentamento à Covid-19 (Foto: Evaristo Sá/AFP)
A movimentação política para fritar o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ganhou mais corpo com a manifestação pública da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (26/3), a entidade pede a substituição do líder da pasta, sob a justificativa de "recuperar a imagem do país no exterior" antes que a condução comprometa, "ainda mais, a inescapável e urgente aquisição de vacinas contra o coronavírus".

Os prefeitos destacaram que o ministro já apresentou "um leque diversos de trapalhadas e atitudes destrutivas" diante das medidas contra a Covid-19 que foram articuladas com parceiros internacionais. O destaque vai para a postura contrária de Araújo quanto à participação do Brasil no consórcio Covax Facility, fundo multilateral montado para aquisição de vacinas avaliadas e aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Forçoso destacar que o país poderia ter optado, neste arranjo multilateral liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela compra de 168 milhões de doses, quatro vezes mais do que o contratado", acrescenta o texto.

A demissão de Ernesto Araújo já era tema levantado por congressistas. Após sabatina do ministro em audiência no Senado, na quarta-feira (24), para prestar esclarecimentos sobre as ações para promover negociações de vacinas, o levante ganhou ainda mais forças. Caso o presidente da República não acate a demanda, o Senado pode pressionar o Planalto barrando matérias importantes do Executivo.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 16/04
Carta aberta pede quebra de patentes de vacinas de Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco