/Rodolfo Loepert/Divulgação
A prefeitura do Recife vai iniciar na próxima segunda-feira o pagamento do Auxílio Municipal Emergencial (AME) Carnaval. O benefício tem como objetivo ajudar as atrações/agremiações que se prejudicaram com o cancelamento do carnaval 2021, tendo direito a 50% do valor máximo unitário de cachê, teto máximo de R$ 10 mil.
“Todo o segmento da Cultura está sentindo muito a pandemia devido a não possibilidade de encontros, de shows, de festividades, e, por isso, a participação efetiva da Prefeitura neste momento é ainda mais relevante, então contem com a gente", comentou o prefeito João Campos (PSB). Ao todo, cerca de 800 agremiações se habilitaram ao projeto. O investimento da Prefeitura, com apoio da Ambev, é da ordem de R$ 4 milhões.
O AME Carnaval do Recife faz parte do Chama Cultura, um movimento da Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura do Recife. Até agora, foram realizadas cerca de 40 reuniões com coletivos culturais. A programação da prefeitura é concluir os pagamentos do AME Carnaval no final de abril.
“É um momento muito duro para a cultura, e de um modo geral, para a cidade e para todos, e para a cultura do Recife que tem enfrentado essa dificuldade dessa pandemia, com as restrições necessárias, mas que atingem muito fortemente o segmento cultural”, comentou o secretário de cultura, Ricardo Mello.
Quase 100% das agremiações que solicitaram o auxílio se encaixam nos critérios e serão contempladas pelo AME. “Nós entendemos que nesse momento crítico da pandemia, o momento mais desafiador desde o início dela, a gente precisa ter muita solidariedade e fazer a priorização daquilo que é efetivo”, ressaltou João Campos.
"O início desse pagamento é um alento, uma informação muito preciosa para todos os que fazem a cultura. Além disso, vamos iniciar também o pagamento dos cachês que estejam em aberto de ciclos já realizados. Ou seja, são duas ações que se somam como apoio ao segmento cultural na cidade do Recife", afirmou Ricardo.

