Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

POLÍTICA

João Campos lança o Cred Pop - Crédito Popular do Recife

Publicado em: 30/03/2021 11:00 | Atualizado em: 30/03/2021 22:22

 (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)
Foto: Rodolfo Loepert/PCR
O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, nesta terça feira, o lançamento do programa de crédito municipal. A solenidade foi transmitida nas redes sociais da Prefeitura do Recife. O programa, é um compromisso assumido pelo prefeito ainda durante sua campanha, aprovado pela Câmara Municipal do Recife.

Para João Campos, “o crédito popular irá gerar oportunidades”. O prefeito também comentou a razão do lançamento do programa. "A nossa razão de estar aqui hoje e lançar um programa como esse são as tantas pessoas que estão começando a empreender, ou já empreendem, e precisam atravessar esse momento de crise e gerar renda, ter uma ocupação", frisou.

"E a gente tem que transformar a Prefeitura em indutora, para fortalecer o trabalho dessas pessoas. E a gente nunca pode deixar de relembrar qual o sentido de estar aqui e o objetivo de lançar esse programa: poder ajudar o recifense ou a recifense a ter força, uma ajuda para atravessar esse momento desafiador”, declarou João Campos na ocasião.

O Cred Pop irá atender prioritariamente jovens, mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência, sendo que esse último grupo populacional necessita apresentar um laudo médico. “O lançamento do Cred Pop é uma força importante para ajudar as pessoas a superarem as dificuldades. Os recursos vão gerar oportunidades para a retomada econômica da cidade”, comentou o prefeito.

Para a vice-prefeita Isabella de Roldão, a prioridade de enxergar as mulheres no contexto do empreendedorismo não é à toa. Segundo ela, “o ambiente doméstico não é fácil, e por natureza essas mulheres já são empreendedoras”, disse.

Ela também afirmou que, em parceria com algumas secretarias, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria da Mulher e Secretaria de Trabalho, que vai trabalhar com o processo de capacitação e qualificação também das mulheres para que elas possam gerir melhor seu trabalho também fora de casa.

O prefeito também destacou que serão realizados empréstimos de até 3 mil reais para o microempreendedor, e que “será parcelado em 12 vezes com uma taxa de juros simbólica de 0,99% ao mês”, concluindo que, quem pagar em dia as primeiras 11 parcelas, a 12ª parcela será por conta pela prefeitura.

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux, afirmou que, o projeto se insere ao conjunto de iniciativas para retomada da economia, depois do período crítico da pandemia. "Estamos lançando uma semente, para que ganhe força a partir do momento que a gente consiga virar a chave no pós-pandemia, junto com várias outras iniciativas governamentais que estamos lançando", frisou.

O secretário também afirmou que a meta é atender 10 mil pessoas por ano, totalizando 40 mil até o final da gestão, sejam eles, empreendedores individuais, formais ou informais, microempresas, empresas de pequeno porte e organizações econômicas de caráter coletivo e solidário. Durante a solenidade, também foi destacado que, quem está negativado também poderá se inscrever, causando um diferencial.
 
Ainda em entrevista ao Diario, Rafael disse que os beneficiários do crédito popular terão muitas chances de crescer o seu negócio através do programa. "O programa vem para quebrar o ciclo vicioso em que muitos pequenos empreendedores ficam, que é de ter pouco dinheiro para investir e com isso, tem uma produtividade baixa", disse, concluindo que quer, com o Cred Pop criar um "ciclo virtuoso" para investir no seu negócio, gerando mais renda.  

No anúncio, o prefeito João Campos também agradeceu a parceria com a Câmara de Vereadores, para ele, a harmonia é fundamental para o bom funcionamento. “A gente contou neste projeto com a celeridade e a parceria da Câmara para entender que é fundamental a gente atravessar a pandemia, mas sobretudo continuar olhando para o que vem depois”, concluindo que o Recife está pronto para fazer a largada da retomada econômica com medidas como o crédito popular.

A partir de hoje, já podem ser realizados os cadastros. A adesão do programa será 100% digital, e os interessados podem acessar o site do Conecta Recife ou atualizar o aplicativo – o mesmo usado para o cadastramento para a vacinação. Após a etapa do pré-cadastro, serão agendadas as visitas dos agentes de crédito, para conhecer o negócio e analisar a sua viabilidade econômica
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 23/04
Em Cúpula do Clima, Bolsonaro promete neutralidade de carbono até 2050
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 22/04
Após polêmicas, Superliga Europeia é suspensa
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco