Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

LGBTQI%2b

Dias estaduais da visibilidade lésbica e visibilidade trans entram no calendário

Publicado em: 26/03/2021 11:30 | Atualizado em: 26/03/2021 11:39

 (Divulgação)
Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou ontem dois Projetos de Leis que instituem os dias 29 de agosto e 29 janeiro como os dias da visibilidade lésbica e trans, respectivamente. 


“A ideia é combater a lesbofobia e a transfobia, fomentando o debate sobre as condições sociais enfrentadas pelas pessoas LGBTQI+. Essa é uma vitória da comunidade trans e lésbica contra o conservadorismo”, destaca um trecho da nota emitida pelas autoras do projeto, as codeputadas juntas (PSOL)


As datas entraram oficialmente no calendário no estado. O dia 29 de agosto foi escolhido em memória do primeiro seminário internacional de lésbicas (SENALE), que ocorreu nesta data em 1996. O dia 29 de janeiro foi escolhido por marcar o dia nacional da visibilidade trans e o lançamento da campanha “Travesti e respeito”, em 2004.


Nestas datas, o objetivo é promover atividades de formação pedagógica nas escolas do estado, levando debates que conscientizem contra a lesbofobia e transfobia.”Bem como da luta social e da incidência política das Organizações Lésbicas para a ampliação de direitos e políticas de proteção social e a importância da luta social da população transexual e travesti por direitos e visibilidade”, ressalta outro trecho da nota.


“As Juntas acreditam que é necessário que toda a sociedade comprometida com o avanço da democracia e da justiça social atue de forma a combater os elementos que insistem na subordinação e na violação do direito das pessoas LGBTQI ”, conclui o documento.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 16/04
Carta aberta pede quebra de patentes de vacinas de Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco