Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

RIO DE JANEIRO

Por unanimidade, STJ aceita denúncia e Witzel vira réu por corrupção

Por: AFP

Publicado em: 11/02/2021 17:22

 (Foto: Mauro Pimentel/AFP)
Foto: Mauro Pimentel/AFP
Por unanimidade, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou a denúncia contra o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que se tornou réu por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. Witzel está afastado pelo STJ desde agosto do ano passado, pelo prazo de 180 dias, que venceria no mês de fevereiro. Para manter o afastamento, o Ministério Público Federal (MPF) pediu para que ele continue fora do cargo por mais um ano, o que foi acatado pelos ministros.

Também foram mantidas as medidas cautelares, como a proibição de ter contato com outros investigados. Witzel também não pode voltar ao Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio. Votaram 13 ministros — dois se declaram impedidos. Witzel também está afastado pelo Tribunal Especial Misto, no âmbito do processo de impeachment que foi aberto pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no ano passado.

Em dezembro do ano passado, o tribunal suspendeu os prazos para o julgamento, que terminaria em maio, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele determinou a suspensão do depoimento do governador afastado até que a defesa tivesse acesso a todos os documentos dos processo, dentre eles a delação premiada do ex-secretário de Saúde Edmar Santos.

O governador foi denunciado pelo MPF no âmbito da Operação Tris in Idem, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro. Segundo denúncia, o governador teria recebido por meio do escritório da sua esposa, Helena Witzel, R$ 554,2 mil em propina em esquema de corrupção na área da Saúde.A
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à obesidade ganha ainda mais importância no contexto da pandemia
Resumo da semana: explosão de casos de Covid-19 e desdém do presidente
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 05/03
Na pior fase da pandemia, cidades fazem panelaço contra Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco