Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

OPERAÇÃO SPOOFING

Defesa de Lula não usará mensagens hackeadas em julgamento de suspeição de Moro

Publicado em: 10/02/2021 17:41

 (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende usar as mensagens trocadas pelo ex-juiz federal Sergio Moro com procuradores da Operação Lava-Jato de Curitiba, no âmbito do habeas corpus (HC) que julga a suspeição de Moro, no processo sobre o tríplex no Guarujá (SP) atribuído ao ex-presidente. Para o advogado Cristiano Zanin, a parcialidade de Moro já está provada e fundamentada no HC.

O caso deve ser levado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes para análise da Segunda Turma ainda neste semestre. Na última terça-feira (9), a turma validou o acesso à defesa de Lula às mensagens entre Moro e os procuradores que foram apreendidas na operação Spoofing, da Polícia Federal. A defesa do ex-presidente já tem acesso às mensagens, concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O uso dos arquivos no processo foi autorizado por quatro dos cinco ministros da Turma. A medida cria mecanismos que podem auxiliar a defesa do ex-presidente a obter a anulação de processos contra o ex-presidente. Em julgamento, o ministro Gilmar Mendes frisou a importância de garantir o acesso das mensagens à defesa do réu.

Hackers
As referidas mensagens foram obtidas por hackers. Parte delas foi divulgada pelo site The Intercept, em série de reportagens chamada “Vaza Jato”. Dentre as provas que a defesa vê para embasar o pedido de suspeição de Moro está a entrada do ex-juiz no governo do presidente Jair Bolsonaro, como ministro da Justiça e Segurança Pública, cargo que ocupou até abril do ano passado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
De 1 a 5: saiba qual é seu perfil profissional e como tirar o máximo proveito dele
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/03
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco