Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Câmara Municipal do Recife anuncia lideranças das comissões permanentes

Publicado em: 11/02/2021 20:32

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Entre reuniões presenciais e virtuais, hoje foram realizadas, na Câmara Municipal do Recife, a instalação de oito das 14 comissões permanentes, bem como a eleição de seus presidentes e vice-presidentes, que atuarão durante o biênio 2021/2022 da 18ª legislatura da Casa de José Mariano. Nesta sexta-feira, outras quatro comissões serão instaladas e as duas últimas na próxima terça-feira.

Durante todo o dia desta quinta-feira, foram realizadas reuniões para instalação e escolha dos titulares das comissões: Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Educação, Cultura, Turismo e Esporte;  Segurança Cidadã; Defesa dos Direitos da Mulher; Finanças e Orçamento; Legislação e Justiça; Direitos Humanos; e Planejamento Urbano e Obras. Nomes da base governista são maioria nas lideranças.

Composta por cinco membros titulares e três suplentes, a Comissão de Acessbilidade e Mobilidade Urbana passa a ter como presidente, em decisão unânime, o vereador Fabiano Ferraz e como vice-presidente o parlamentar Davi Muniz.  

"Agradeço os votos e quero dizer que vamos nos empenhar muito para que possamos colaborar e dar ênfase à mobilidade e acessibilidade que é muito importante para o Recife", destacou o presidente da comissão.

Para a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, a vereadora  Ana Lúcia (Republicanos) foi escolhida a presidente. Cumprindo seu primeiro mandato na Câmara Municipal do Recife; Cida Pedrosa (PCdoB) é a nova vice. "Agradeço a confiança, estou chegando agora na Casa e tenho muito o que aprender. Sou da cultura por isso um dos motivos de querer participar da comissão", destacou a parlamentar comunista. 

Comissão responsável por avaliar questões referentes à segurança municipal, a Comissão de Segurança Cidadã fica sob a liderança do vereador Dilson Batista (Avante) e do vice-presidente  e também Doduel Varela (PSL). Com carreiras na Polícia Militar e Cvil, ambos parlamentares trouxeram à tona um tema que gerou polêmica durante as eleições municipais do ano passado: o armamento da guarda municipal recifense. "Eu acho que é fundamental a Guarda Municipal armada porque vai somar muito na segurança de cada cidadão recifense. A arma é o mínimo que a guarda municipal pode ter para se defender e pra defender o cidadão municipal", destacou Dilson.

Até agora a segunda da Casa presidida por uma mulher, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher passa a ter como presidenta a vereadora Cida Pedrosa, a vice-presidenta é Ana Lúcia. A reunião de instalação foi aberta pela vereadora Dani Portela (PSOL), que ao mencionar a necessidade de as mulheres da Câmara se unirem em prol de políticas públicas para as recifenses, disse: "'Mulheres são como água, crescem quando se encontram'. Então, essa Comissão representa que cada mulher seja como água, que possamo crescer com essa junção, entender mulher como uma categoria diversa". 

"Gostei muito do que Dani Portela falou. Que sejamos águas que se complementam, águas revoltas, mansas, sejamos umas mesmo sendo mulheres diferentes porque o que nos une é uma luta ancestral por direitos", complemetou Cida Pedrosa.

Os vereadores Samuel Salazar (MDB) e Aderaldo Pinto (PSB) foram os escolhidos para presidência e vice-presidência da Comissão de Finanças e Orçamento. "É uma satisfação contar com a ajuda de vocês. Agradeço o voto de confiança, essa é uma das comissões mais importantes da Casa, portanto conto com a colaboração de todos", destacou Salazar. Os parlamentares Zé Neto (PROS) e Wilton Brito (PSB) são presidente e vice-presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Obras. "Tenho certeza que faremos um bom trabalho juntos em favor do povo do Recife, principalmente daqueles que mais precisam. Essa comissao tem o dever de atuar nessa direção", frisou Zé Neto. 

Reconduzida ao cargo, Michele Collins (PP) permanece como presidente da Comissão de Direitos Humanos, assim como Ivan Moraes (PSOL) que, novamente, é o vice-presidente. ""Mais uma vez assumo a condição de vice-presidente dessa comissão, que é muito importante, pelas quais passam mais da metade dos projetos de lei que são protocolados nessa Casa", disse o líder do PSOL.

"Agradeço aos meus pares, ao presidente da Casa que deu a oportunidade de estarmos aqui. Estamos à frente da comissão há um tempo e tem sido um trabalho importante para a cidade do Recife. Vamos estar aqui abrindo esse espaço plural, coletivo, não vamos deixar de discutir nenhum tema", destacou Michele Collins. 

Durante a eleição para a presidência da Comissão de Legislação e Justiça foi escolhido o nome do vereador  Felipe Francismar (PSB) e para vice Andreza Romero (PP). "Agradeço o voto de cada um, uma comissao que aprecia a legislacão, a constitucionalidade e legalidade dos projetos, uma comissão bastante técnica que precisará da dedicacão de todos nós. Com a força de Deus faremos um grande trabalho", assinalou Felipe. "Contamos com a dedicação, o empenho e o esforço de todos para que os projetos andem nesta Casa", reforçou Andreza Romero. Nesta sexta-feira, outras quatro comissões serão instaladas e as duas últimas na próxima terça-feira.












Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bolsonaro diz não ter briga com a Petrobras
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/02
Atividades econômicas proibidas em 63 municípios do Agreste e Sertão
Brasil aprova uso definitivo da vacina da Pfizer, mas imunizante ainda não está disponível
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco