Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

RT-PCR

Marília Arraes solicita envio de testes RT-PCR para Pernambuco ao Ministério da Saúde

Publicado em: 05/01/2021 13:59

 (Redes sociais/ Divulgação)
Redes sociais/ Divulgação

A deputada federal Marília Arraes (PT) enviou um ofício ao Ministro da Saúde Eduardo Pazuello solicitando o envio de uma parte dos quase 7 milhões de testes do tipo PT-PCR estocados pelo Governo Federal ao estado de Pernambuco.


Os testes estão estocados em São Paulo desde o ano passado e por motivos ainda não esclarecidos pelo Governo Federal, o material não foi distribuído aos estados e municípios e está próximo de expirar a validade. "Nosso sistema de saúde está sobrecarregado e a testagem precoce permite que menos assintomáticos transitem pelas ruas.", destacou a deputada. Marília justificou o pedido com o aumento de casos em Pernambuco, segundo Arraes, a testagem pode ajudar a impedir a infecção de ainda mais pessoas.


Marília também apontou os problemas na logística e no planejamento do Governo, cobrando uma explicação. "Mas independentemente disso, temos que garantir que este material seja aproveitado da forma correta, auxiliando na detecção de novos casos da doença. Pernambuco tem sofrido bastante com a falta de testes e nada mais coerente que como parlamentar pernambucana eu faça essa solicitação, em caráter de urgência”, comentou.


O pedido da deputada vai passar pela decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permitiu o uso dos testes por mais quatro meses. Os testes terão que passar por uma análise mensal de qualidade antes de ser usado pela população. 


O pedido de Marília foi um apelo ao Ministério para que os pernambucanos possam ser mais testados. "Não podemos esperar, de braços cruzados, que um insumo tão essencial no combate à pandemia da Covid-19 simplesmente seja perdido”, concluiu a parlamentar.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com Fernandinho Beltrão #126 Introdução ao Reino Protista #127 Classificação
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 18/01
Vacinação é antecipada e começa nesta segunda-feira em todo país
Enem 2020: professores do Colégio Núcleo comentam ao vivo as provas deste domingo
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco