° / °

Política

Plataforma ''Política Pelo Clima'' surge para despolarizar a política, enfrentar mudanças climáticas e reduzir desigualdades no Recife

Publicado: 20/10/2020 às 15:56

/Foto: Divulgação

/Foto: Divulgação

Apontada pelo Painel de Mudanças Climáticas Brasileiro (PBMC, 2014) como a 16ª cidade do mundo mais vulnerável às mudanças do clima, o Recife ganhará, nestas eleições, uma plataforma para formular soluções para problemas socioambientais. Intitulada Política Pelo Clima, a plataforma colaborativa será lançada nesta quarta-feira (21), em uma reunião virtual, às 17h.

O projeto tem como objetivo acompanhar a implementação de políticas públicas que reduzam os índices de pobreza e desigualdade da capital pernambucana, que podem ficar ainda mais críticos se não forem considerados os riscos climáticos que, além de gerar prejuízos estruturais (destruição de infraestrutura urbana e patrimônios públicos e privados), trazem impactos devastadores sobre os mais pobres.

A iniciativa Política Pelo Clima é uma plataforma suprapartidária para a construção transparente de compromissos, indicadores e monitoramento público de políticas municipais socioecológicas. O movimento visa despolarizar o ambiente político, agregar ideias e unir esforços, formulando soluções para atenuar as mudanças climáticas, fortalecer a resiliência socioambiental urbana, desenvolver uma economia limpa e acelerar a redução de desigualdades. O projeto é coordenado pelo Instituto InterCidadania (IC), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e busca formar uma grande rede de parceiros.

As principais iniciativas do Pelo Clima contemplam uma Carta de Compromissos com o meio ambiente, a ser assinada por candidatos(as) a prefeito(a) e a vereador(a), com recomendações associadas a indicadores, que serão medidos e monitorados de forma transparente por diversas instituições.

O objetivo é despertar atenções para problemas urgentes, sensibilizar políticos de todos os partidos e ampliar o compromisso da sociedade com a implementação de soluções práticas, com visão sistêmica e espírito colaborativo. 

Mais de Política