Diario de Pernambuco
Busca

APURAÇÃO

MPF vai investigar postagem de Wajngarten com elogios à militares na Guerrilha do Araguaia

Publicado em: 15/05/2020 14:05

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) determinou a abertura de um inquérito civil contra Fábio Wajngarten, chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), por uma publicação feita pela Secom nas redes sociais. A postagem elogiava a atuação de militares no período conhecido como Guerrilha do Araguaia. 

Além disso, o inquérito também vai analisar se outras autoridades tiveram participação na postagem. A investigação será conduzida pelo procurador Paulo José Rocha Júnior, da Procuradoria da República do Distrito Federal (PRDF).

Na semana passada, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) fez o pedido de investigação por possível apologia a crimes contra a humanidade. 

A publicação, feita no dia 5 de maio, chamava alguns militares que participaram da Guerrilha do Araguaia de 'herois', incluindo o mais conhecido por suas brutalidades no período, o tenente-coronel do Exército Sebastião Curió. Além disso, a postagem trazia uma foto de Curió junto com o presidente Jair Bolsonaro.

"A Guerrilha do Araguaia tentou tomar o Brasil via luta armada. A dedicação deste e de outros heróis ajudou a livrar o país de um dos maiores flagelos da história da humanidade: o totalitarismo socialista", diz um trecho da postagem.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL