° / °

Política
AFASTAMENTO

Maia diz que impeachment contra Bolsonaro deve ser pensado com 'paciência e equilíbrio'

Publicado: 27/04/2020 às 15:34

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se manifestou sobre os pedidos de impeachment protocolados na Casa contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Responsável por analisar os documentos e iniciar o processo, Maia vinha sendo pressionado a se posicionar sobre um eventual abertura do procedimento de impeachment. Até o momento, a casa legislativa acumula 25 pedidos de afastamento contra Jair Bolsonaro. 

"Quando você trata de tema como impeachment eu sou um juiz, não posso ficar comentando temas dos quais a decisão é minha de forma independente. Já passei por isso no governo do presidente Michel Temer (MDB) e com paciência e equilíbrio a gente superou esse período", defendeu-se Maia.

Na última quinta-feira (23), o ministro Celso de Mello, decano do Superior Tribunal Federal (STF), decidiu intimar Rodrigo Maia por "comportamento omissivo" em relação à análise de pedidos de impeachment protocolados contra o presidente da República na casa legislativa.

"A gente precisa ter paciência e equilíbrio e não ter açodamento, porque o açodamento e a pressa, nesses temas, vão ajudar a questão do coronavírus ter contornos mais graves no impacto da vida da sociedade brasileira", declarou Maia.

A pressão para a abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro aumentou depois que o ex-ministro Sergio Moro deixou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, acusando o presidente da República de tentar interferir politicamente no trabalho da Polícia Federal. Na última sexta-feira (24), o presidente exenerou o então diretor-geral da instituição, Maurício Valeixo, o que ocasionou o pedido de demissão de Moro do governo.
Mais de Política