Política
INVESTIGAÇÃO
Após acusações de Moro, STF recebe primeira notícia-crime contra Jair Bolsonaro
Publicado: 24/04/2020 às 16:18

/Foto: Evaristo Sá/AFP
O Supremo Tribunal Federal recebeu a primeira notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro após as acusações do agora ex-ministro Sergio Moro, afirmando que o presidente da República interferiu diretamente no trabalho da Polícia Federal ao demitir o delegado Maurício Valeixo do comando da instituição.
A peça foi entregue na tarde desta sexta-feira (24), horas depois que Sergio Moro anunciou que estava deixando o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O documento foi protocolado pelo advogado Sidney Duran Gonçalez e distribuída ao ministro Luís Roberto Barroso.
“As declarações públicas do ex-ministro são extremamente graves, pois, segundo este, o denunciado [Bolsonaro] tenta interferir nos trabalhos da Polícia Federal atacando sua autonomia. As condutas praticadas pelo denunciado, segundo as afirmações do ex-ministro Sergio Moro (…) poderiam em tese configurar o crime de advocacia administrativa, falsificação de documento público, bem como embarcar outras diversas figuras penais”, disse o advogado ao pedir que as declarações de Moro sejam investigadas.
Nessa quinta-feira (23), o presidente da República já havia sido notificado pelo ministro do Supremo, Celso de Mello, mandou inserir formalmente o nome de Bolsonaro em um mandado de segurança que pede para que a Câmara dos Deputados seja obrigada a analisar imediatamente se abre ou não um processo sobre seu afastamento do cargo.
Últimas

Mais Lidas
