Diario de Pernambuco
Busca

Alerta

Vereadores do Recife recebem secretário de saúde para debater coronavírus

Publicado em: 17/03/2020 14:53 | Atualizado em: 17/03/2020 15:26

 (Carlos Lima/ Divulgação Câmara do Recife)
Carlos Lima/ Divulgação Câmara do Recife

No primeiro dia em que a Câmara Municipal do Recife decidiu adotar medidas mais rigorosas de prevenção ao novo coronavírus, os vereadores receberam o Secretário de Saúde da Cidade, Jailson Correia, para encaminhar as demandas relacionadas ao combate da doença na Capital. Antes do debate, os parlamentares receberam uma palestra com duração de 1h30 min, onde foi explicado sobre as formas de contágio, ações de mitigação da pandemia no Recife e comparações com as experiências de outros países no enfrentamento ao Covid-19.

O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no plenário da Câmara de vereadores e o secretário chegou a apresentar as informações em um telão, para facilitar a visualização das informações.

As medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura do Recife para conter a pandemia no Recife, disse Jailson Correia, “podem ser impopulares e, se não estivéssemos num momento tão grave, exigiriam um debate amplo antes de serem tomadas”. Mas ele sublinhou que “esta Casa Legislativa saberá avaliar o seu papel para unir esforços e ser multiplicadora de informações nas comunidades”. O secretário alertou que a doença exige cuidados, mas reconheceu que a população ainda continua achando que ela se trata apenas de “uma coisa distante, que os telejornais estão falando”.

O líder do governo na Câmara do Recife, vereador Eriberto Rafael (PTC), foi o primeiro dos parlamentares a fazer questionamentos ao secretário. O primeiro ponto levantado pelo governista, é se a Prefeitura trabalha com alguma previsão de data para ser o pico da pandemia na cidade. “A propagação da transmissão do vírus, depois dos primeiros casos, se dá em progressão. Mas acreditamos que, com as medidas que estamos tomando, vamos ganhar mais uma semana, mais 15 dias, ou quem sabe, mais um mês. Cada dia que ganharmos nessa luta é importante porque continuamos preparando as formas de enfrentamento”, respondeu.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) leu perguntas que enviou, através de ofício do gabinete, para a Secretaria de Saúde do Recife. Entreos questionamentos feitos pelo psolista está a quantidade de número de leitos de UTI no Recife, medidas para a população carcerária e de rua; e se existe a intenção de a Prefeitura do Recife adotar hospitais de campanha. O secretário Jailson Correia disse que responderá todas as perguntas do vereador, também por ofício, tendo em vista o grande número de questionamentos feitos por Ivan Moraes.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL