Diario de Pernambuco
Busca

CÂMARA MUNICIPAL

Vereadores do Recife criam comissão para acompanhar reuniões sobre o coronavírus

Publicado em: 18/03/2020 17:21 | Atualizado em: 18/03/2020 17:35

Reunião que criou a Comissão contou com 10 vereadores (Foto: Carlos Lima / Câmara do Recife)
Reunião que criou a Comissão contou com 10 vereadores (Foto: Carlos Lima / Câmara do Recife)
Nesta quarta-feira (18), a comissão executiva da Câmara Municipal do Recife criou uma comissão parlamentar para acompanhar as reuniões do Gabinete de Respostas Rápidas sobre o coronavírus na capital pernambucana. A Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise é formada pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Ana Lúcia (Republicanos), Renato Antunes (PSC), Eriberto Rafael (PTC), Benjamin da Saúde (Patriota), Rinaldo Júnior (PSB) e Chico Kiko (PP).
 
Dez vereadores participaram da reunião que criou a Comissão: Eduardo Marques, Luiz Eustáquio, Ana Lúcia, Renato Antunes, Rinaldo Júnior , Ivan Moraes (PSOL), Fred Ferreira (PSC), Aderaldo Pinto (PSB), Hélio Guabiraba (sem partido) e Aerto Luna (PSB). O parlamentar Ivan Moraesse colocou à disposição do grupo para contribuir com as ações do comitê. Ele afirmou que vai atuar a partir da representação da Câmara. Também pediu que todas as decisões do grupo sejam informadas aos demais vereadores da Casa. 

De acordo com o líder do governo na Casa, Eriberto Rafael, a nova Comissão deve funcionar como um canal entre a Prefeitura do Recife e a população no esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19. “Amanhã (quinta, 19) iremos fazer a primeira reunião para deliberar como a Comissão deve participar do Gabinete”, disse Eriberto.

“Os vereadores são um canal de bastante capilaridade nas comunidades,e recebem uma grande demanda de dúvidas sobre o coronavírus”, explicou o parlamentar. O grupo elegeu Luiz Eustáquio como presidente e Ana Lúcia como vice. Ainda de acordo com o parlamentar, outros vereadores também se prontificaram a participar da Comissão.

Segundo Renato Antunes, líder da oposição, o acompanhamento de ações do Gabinete também servirá para que os vereadores possam propor ideias para o combate à epidemia na cidade. “Nós pretendemos mandar um representante da Comissão para as reuniões desse gabinete de crise. É o momento de fazer menos críticas e mais propostas, por isso o grupo é formado por vereadores de oposição e da base do governo”, afirmou Antunes.

De acordo com Rinaldo Júnior, a comissão parlamentar deve se reunir para deliberações de duas a três vezes por semana. “Instauramos essa comissão e já vamos pedir reunião com o Gabinete. Queremos participar das decisões do governo sobre o assunto”, disse o vereador.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL