Diario de Pernambuco
Busca

RESPOSTA

Vereador Samuel Salazar critica proposta de Jayme Asfora para suspensão de impostos

Publicado em: 18/03/2020 11:49

 (Câmara Municipal/Divulgação)
Câmara Municipal/Divulgação

O vereador recifense Samuel Salazar (MDB) criticou, por meio de nota, a proposta apresentada pelo vereador Jayme Asfora (sem partido) que previa a suspensão de impostos municipais por 90 dias. Para o emedebista, Asfora estaria utilizando a crise de circulação do novo coronavírus para “para fazer politicagem pequena”.

A solicitação de Jayme Asfora, enviada ontem (17) à Prefeitura do Recife, pedia a suspenção suspensão das parcelas do IPTU incidentes sobre imóveis residenciais com valor venal de até R$ 100 mil; das parcelas do IPTU sobre imóveis comerciais ligados a atividades de microempresas e empresas de pequeno porte, desde que enquadradas no Simples Nacional; e da cobrança do ISS incidente nas atividades de autônomos, micro e empresas de pequeno porte, todas pelo prazo de 90 dias.

Confira a nota na íntegra:

“É lamentável que, mesmo diante de um esforço concentrado da Prefeitura, do Governo do Estado e de toda a sociedade para conter a circulação do novo coronavírus, existam pessoas que se aproveitem para fazer politicagem pequena, típica dos que não tem senso de responsabilidade e quer apenas tirar proveito eleitoral. 

O trabalho transparente e responsável feito pela Prefeitura do Recife tem sido reconhecido por toda a cidade e ganhado destaque nacional. O Recife se antecipou ao problema. Foi a primeira cidade do Brasil a determinar o fechamento de suas escolas, incluindo as privadas, com sensibilidade de manter a distribuição da merenda para os mais de 90 mil alunos da rede municipal de ensino. 

Aliás, as ações de controle começaram ainda em janeiro, antes mesmo de a OMS decretar situação de emergência e muito antes do primeiro caso ser confirmado no Brasil. De lá pra cá, o trabalho é diário e já somam 91 ações com o objetivo de retardar a transmissão do novo vírus na nossa cidade. Entre as medidas, além da suspensão das aulas, foi restrita a 50 pessoas no máximo os eventos públicos e privados na cidade, liberados já R$ 15 milhões de reais para a compra de EPI e cestas básicas para a população carente, contratados 43 novos médicos e 189 enfermeiros e técnicos de enfermagem e canceladas as férias dos servidores da Saúde, Assistência Social, Defesa Civil e Guarda Municipal. 

Também foi recomendada a suspensão das atividades em academias de ginástica particulares e suspensas as das públicas, recomendado o funcionamento dos bares e restaurantes para apenas 50% da capacidade e redução nos horários dos Shoppings.

A Prefeitura do Recife segue trabalhando diariamente, 24 horas por dia, monitorando a situação de emergência e contando com a colaboração valiosa de todos os recifenses. Em vez de fazer politicagem barata, o vereador faz melhor se seguir as orientações das autoridades de Saúde, e sair de casa apenas quando necessário.”

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL