Diario de Pernambuco
Busca

PREVENÇÃO

Nelsinho Trad ficará em quarentena por viagem com comitiva de Bolsonaro

Publicado em: 12/03/2020 13:47

 (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) terá de cumprir 14 dias de quarentena por suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Na semana passada, o parlamentar acompanhou o presidente Jair Bolsonaro na viagem do governo federal à Florida, nos Estados Unidos. Na comitiva, também estava o secretário de Comunicação do Palácio do Planalto, Fábio Wjngarten, que foi diagnosticado com Covid-19 nesta quinta-feira (12).

De acordo com informações da assessoria de imprensa de Nelsinho Trad, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, ele ainda não foi submetido a um exame para atestar a infecção pelo vírus. Contudo, ele terá de ser afastado administrativamente por duas semanas, em razão de um ato publicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na quarta-feira (11/3), que estabeleceu procedimentos e regras para fins de prevenção da transmissão do Covid-19 no âmbito da Casa.

Segundo o documento, "os parlamentares, servidores e demais colaboradores que tenham mantido contato próximo com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e não apresentem sintomas respiratórios ou febre, serão afastados administrativamente por até 14 dias, a contar da data do contato".

O informe do presidente do Senado diz que "entende-se como contato próximo estar a aproximadamente dois metros de um paciente com suspeita de caso por Covid-19, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual".

O texto ainda recomenda que "durante o período de afastamento, os parlamentares, servidores e colaboradores não poderão se ausentar do Distrito Federal ou local de residência e, em se tratando de Senador, também do estado de origem, salvo, conforme o caso, prévia autorização da Diretoria-Geral ou da Presidência do Senado".

O afastamento do senador passou a contar somente nesta quinta, e uma sessão da Comissão de Relações Exteriores do Senado prevista para esta manhã teve de ser cancelada. Antes de o período de quarentena ser confirmado, ele compareceu normalmente ao Congresso, na quarta-feira, tendo participado de reuniões em comissões e no plenário do Parlamento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL