Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

MORADIA

Juntas protocolam PL para suspender mandados de reintegração de posse durante pandemia

Publicado em: 26/03/2020 09:43

 (Marina Curcio/ESP. DP)
Marina Curcio/ESP. DP

A mandata coletiva das Juntas protocolou nessa terça-feira (24), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Projeto de Lei de N°1010/2020 que propõe a suspensão por tempo indeterminado do cumprimento de mandados de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais ou mesmo extra-judiciais no âmbito do Estado de Pernambuco. 

É uma medida emergencial de prevenção à propagação do novo coronavírus e terá duração consonante à vigência do Estado de Emergência de Saúde Pública votado ontem, via pelo Decreto Estadual nº 48.809, de 14 de março de 2020, com base na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

O objetivo de proteger a coletividade e as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que se encontram em situação de insegurança da posse de suas moradias. Se despejadas, essas pessoas podem residir nas ruas, serem contaminadas e também aumentarem de forma exponencial o número de infecções.

Estratégia semelhante já vem sendo adotada nos Estados Unidos e na França, tendo em vista os efeitos generalizados da pandemia e é um apelo de grupos estudiosos da área, como a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, o Instituto de Arquitetos do Brasil e o Movimento de Trabalhadores Sem Teto.

As Juntas entendem que todas as medidas que auxiliem na tentativa de minimizar a propagação da Covid-19 devem ser tomadas e por isso, pensando nas pessoas em situação de vulnerabilidade social em Pernambuco, protocolaram esse projeto, que é uma necessária proteção extra a essa população. Haverá mais segurança na luta contra a pandemia com a suspensão por tempo indeterminado do cumprimento de mandados de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais ou mesmo extra-judiciais em Pernambuco.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco