Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

AÇÃO CONJUNTA

Estados do Nordeste recorrem ao STF contra disparidades no Bolsa Família

Publicado em: 13/03/2020 11:39

 (Bruna Costa/Esp. DP)
Bruna Costa/Esp. DP
As Procuradorias Gerais de sete estados do Nordeste, incluindo Pernambuco, ingressaram no Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (12), com uma ação conjunta pedindo que a Justiça determine ao Governo Federal a correção do represamento e distorção na concessão de novos benefícios do Programa Bolsa Família às famílias nordestinas. O ministro Marco Aurélio Mello ficou responsável pelo julgamento da ação.

As PGEs também solicitaram que a União apresente um cronograma para concessão de novos benefícios na região. Na petição, foi ressaltado que o cronograma deve contemplar os brasileiros que necessitam do programa e que residem no Nordeste.

O procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, afirma que a ação é necessária diante da falta de transparência sobre a queda de concessões de novos benefícios a famílias nordestinas e da disparidade em relação ao que foi liberado para outras regiões.

O Ministério da Cidadania apontou que o Nordeste recebeu 3% dos novos benefícios, enquanto as regiões Sul e Sudeste responderam por 75% das novas concessões este ano. O número benefícios concedidos em Santa Catarina foi o dobro do repassado à Região Nordeste.

Em Pernambuco, mais de 231 mil famílias estão inscritas e não foram contempladas, o número representa 7,5% da população. A ação foi assinada pelos procuradores-gerais dos Estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e do Rio Grande do Norte.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco