Diario de Pernambuco
Busca

AÇÃO CONJUNTA

Estados do Nordeste recorrem ao STF contra disparidades no Bolsa Família

Publicado em: 13/03/2020 11:39

 (Bruna Costa/Esp. DP)
Bruna Costa/Esp. DP
As Procuradorias Gerais de sete estados do Nordeste, incluindo Pernambuco, ingressaram no Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (12), com uma ação conjunta pedindo que a Justiça determine ao Governo Federal a correção do represamento e distorção na concessão de novos benefícios do Programa Bolsa Família às famílias nordestinas. O ministro Marco Aurélio Mello ficou responsável pelo julgamento da ação.

As PGEs também solicitaram que a União apresente um cronograma para concessão de novos benefícios na região. Na petição, foi ressaltado que o cronograma deve contemplar os brasileiros que necessitam do programa e que residem no Nordeste.

O procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, afirma que a ação é necessária diante da falta de transparência sobre a queda de concessões de novos benefícios a famílias nordestinas e da disparidade em relação ao que foi liberado para outras regiões.

O Ministério da Cidadania apontou que o Nordeste recebeu 3% dos novos benefícios, enquanto as regiões Sul e Sudeste responderam por 75% das novas concessões este ano. O número benefícios concedidos em Santa Catarina foi o dobro do repassado à Região Nordeste.

Em Pernambuco, mais de 231 mil famílias estão inscritas e não foram contempladas, o número representa 7,5% da população. A ação foi assinada pelos procuradores-gerais dos Estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e do Rio Grande do Norte.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL