Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Câmara do Recife adota medidas de prevenção ao coronavírus

Publicado em: 16/03/2020 18:18

Câmara deve suspender eventos que reúnam a sociedade civil na casa (Foto: Ricardo Fernandes / DP)
Câmara deve suspender eventos que reúnam a sociedade civil na casa (Foto: Ricardo Fernandes / DP)
A Câmara Municipal do Recife também adotou medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus. As mudanças começam a valer já a partir desta terça-feira (17). Entre as ações está a suspensão de metade do funcionamento da Casa e a mudança de horário das reuniões plenárias, que vão passar a acontecer no turno da manhã. Além disso, também haverá a suspensão das audiências e reuniões públicas, homenagens e demais eventos que reúnam sociedade civil. Nesta segunda-feira (16), última sessão plenária realizada na casa antes da adoção das medidas mais drásticas, o clima era de normalidade entre os parlamentares e o painel chegou a registrar quórum de 30 vereadores presentes.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), fez uso da tribuna para explicar as medidas que serão adotadas a partir de agora. “É uma casa do povo recifense, para receber cada um de nossos habitantes. Por outro lado, temos também o dever de pensar nas pessoas, de tomar as medidas necessárias para resguardar a população e diminuir os riscos de contágio. Ciente dos nossos deveres, pensando acima de tudo no Recife, nós da mesa diretora, nos reunimos na manhã desta segunda-feira para adotar uma série de medidas que restringem um fluxo de pessoas na Câmara Municipal do Recife, em caráter extraordinário vamos alterar os horários de funcionamento da casa", anunciou.

Segundo Marques, será formada uma comissão especial, composta por sete vereadores, escolhidos em plenário para monitorar as ações do executivo,  e um grupo de trabalho que acompanhará, conjuntamente, todas as informações sobre a doença. Este último também ficará responsável por divulgar, internamente, boas práticas adotadas pelos mais diversos órgãos, bem como o combate a disseminação de notícias falsas.

Todas as mudanças foram aprovadas pela Comissão Executiva da Câmara Municipal, por meio do Ato número 01/2020. O principal objetivo das ações é evitar que haja avanço da pandemia de coronavírus no Recife.

Na avaliação de Eriberto Rafael (PTC), líder do governo na Câmara, é importante que a casa mantenha o funcionamento das sessões plenárias, já que pode ter a necessidade de atuar em uma situação de emergência. "É importante também, justamente para estarmos trazendo informações a tona. A prefeitura vem buscando divulgar, mas a gente também vem recebendo dúvidas da população, e aí a gente vai tirando essas dúvidas com a prefeitura diretamente, com o governo do Estado e a gente pode reverberar essas dúvidas aqui no plenário, então esse é um caminho, um grande canal de comunicação", reforçou.

O líder da oposição, vereador Renato Antunes (PSC), avalia que diminuir o fluxo de pessoas na Casa legislativa é "coerente". "Para se evitar qualquer tipo de contaminação ou mesmo se alastrar um vírus que tem preocupado o mundo", avalia. O parlamentar municipal também criticou a ausência do poder legislativo no grupo de trabalho implementado pela prefeitura para resolver a crise.

Na casa, apesar dos esforços para manter o ritmo e garantir o rito legislativo, alguns vereadores acreditam que com o passar do tempo as sessões plenárias sejam mais esvaziadas.

Para seguir as determinações do Governo de Pernambuco, as viagens e deslocamentos de servidores e parlamentares municipais em território nacional ou exterior também serão suspensos. O serviço de limpeza da casa legislativa também será reforçado e revisado.

Nesta terça-feira, o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, vai a casa legislativa para ouvir as demandas dos vereadores.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL