Diario de Pernambuco
Busca

Jornalismo

Rhaldney Santos no Grupo Diario de Pernambuco

Comunicador passa a assinar blog e coluna no Diario, além de apresentar programa no YouTube e na Rádio Clube AM, promovendo entrevistas e analisando o cotidiano social e político da capital pernambucana

Publicado em: 15/02/2020 08:25 | Atualizado em: 16/02/2020 14:49

Rhaldney assinará coluna no Diario de Pernambuco, além de um blog dedicado ao setor político, e apresentará programas na Diario de Pernambuco TV e na Clube AM. (Foto: Tarciso Augusto/DP.)
Rhaldney assinará coluna no Diario de Pernambuco, além de um blog dedicado ao setor político, e apresentará programas na Diario de Pernambuco TV e na Clube AM. (Foto: Tarciso Augusto/DP.)

O jornalista Rhaldney Santos, que descobriu a vocação para comunicador ainda aos 17 anos, prepara-se agora para integrar o time de jornalismo do Grupo Diario de Pernambuco. A partir do dia 2 março, ele passa a comandar programa na Rádio Clube AM, apresentar quadro na Diario de Pernambuco TV, no YouTube, assinar blog no portal do Diario e coluna no jornal impresso. “Vou ser um interlocutor de possibilidades e fontes. Não tenho uma verdade absoluta para impor a ninguém. Tenho o meu ponto de vista. Vou abrir espaço para o ponto de vista das outras pessoas. Aproveitar pontos de vista, convergentes ou divergentes, sempre de forma respeitosa, com seriedade”, antecipa Rhaldney sobre os conteúdos que trará às plataformas do Diario.

Às segundas-feiras, o jornalista assinará a coluna DP em Dia, apresentando uma análise crítica sobre o cotidiano da capital pernambucana, na editoria de Vida Urbana do Diario. “A oportunidade de trabalhar com o Grupo Diario de Pernambuco é uma realização para qualquer profissional da área. Uma casa forte, tradicional, formadora de grandes profissionais, espaço de debate e grande repercussão. Estar no jornal mais antigo da América Latina é uma honra. Até o nome ‘Diario’ é muito feliz, porque acompanha diariamente a vida dos pernambucanos, com foco no hoje, no presente. O futuro pode nunca chegar”, pondera Rhaldney, que também será titular do blog DP Política com Rhaldney Santos. O espaço virtual será alimentado diariamente com informações e novidades dos bastidores da política local, criando um ambiente de debate especialmente importante para este ano de eleições municipais. No canal do Diario no YouTube, que acumula mais de 62 milhões de visualizações em seus vídeos, o jornalista comandará entrevistas semanais com lideranças políticas, empresariais e sociais de destaque no estado e no país.

Na Diario de Pernambuco TV, Rhaldney vai entrevistar lideranças políticas da região. (Foto: Tarciso Augusto/DP)
Na Diario de Pernambuco TV, Rhaldney vai entrevistar lideranças políticas da região. (Foto: Tarciso Augusto/DP)
“É preciso entender que esses canais têm leitores que, do mesmo modo que trafegam em todas as plataformas, exigem conteúdos diferentes em cada uma delas. O Twitter é diferente de um blog, que é diferente do jornal impresso, da rádio, da televisão… O mesmo tema deve ser tratado de formas diferentes em cada meio. Precisamos ocupar esses espaços com cuidado e atenção, do formato escolhido para cada conteúdo à apuração, que continua sendo fundamental”, avalia o comunicador sobre o trabalho multimídia. “Rhaldney é um jornalista muito respeitado, com um trabalho reconhecido pelo nosso povo, além de ter uma atuação em diversas mídias. A comunicação multimídia é uma realidade, e Rhaldney transita bem em todas plataformas. Chega em boa hora e soma à nossa equipe com a sua vasta experiência”, reforça Sérgio Jardelino, vice-presidente executivo do Grupo Diario de Pernambuco.

Já na Rádio Clube AM, Rhaldney vai apresentar o programa Manhã na Clube com Rhaldney Santos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. Nos estúdios da Clube, promoverá entrevistas e debates relacionados à política, comportamento, saúde, entre outros temas. É um reencontro com o veículo que selou sua afinidade com a comunicação: foi numa emissora de rádio de Natal (RN), que Rhaldney iniciou a carreira como locutor, prestes a completar 18 anos e antes mesmo de ingressar no ensino superior. “Da emissora em Natal, surgiu o convite para uma rádio de Fortaleza (CE) e, mais tarde, para o Recife. Foi aqui que ganhei popularidade e decidi cursar jornalismo. Trabalhar com a informação me deixava muito entusiasmado”, lembra Rhaldney, que se formou em Comunicação Social na UFPE. Nascido em Natal (RN), ele consolidou seu nome na capital pernambucana, onde apresentou telejornais e programas de entretenimento, tendo trabalhado, ainda, em Londres e em São Paulo.

O comunicador dará voz a diferentes interlocutores, revelando novidades dos bastidores da política em Pernambuco. (Foto: Tarciso Augusto/DP)
O comunicador dará voz a diferentes interlocutores, revelando novidades dos bastidores da política em Pernambuco. (Foto: Tarciso Augusto/DP)
>> DUAS PERGUNTAS: Rhaldney Santos, jornalista

Qual o papel do jornalismo na busca por informação confiável, na verificação dos fatos?
Um jornalista, enquanto bem informado, com o cabedal de conteúdo que ele adquiriu ao longo de sua estrada, tem o dever de trazer informação consistente para que o leitor, ouvinte, internauta, tenha acesso a uma fonte confiável para formar sua própria opinião. O mais importante não é que meu interlocutor concorde comigo, mas que eu ofereça informações consistentes para que ele tire suas próprias conclusões. É fundamental ser uma fonte confiável. 

E como enxerga o futuro do jornalismo? Qual a importância de veículos tradicionais, como o impresso e a rádio?
O jornalismo se renova com a força da tradição. Hoje, qualquer pessoa gera conteúdo e publica em qualquer local. Mas quando você se depara com um conteúdo que lhe chamou atenção, as pessoas com bom senso, com senso crítico, vão buscar a confirmação daquela informação em fontes que são confiáveis para ela. Em sites em que confia, em colunas e perfis de jornalistas sérios. Por mais que tenhamos um turbilhão de possibilidades e informações, a força que tem o jornalismo só mostra como, cada vez mais, as pessoas precisam do bom jornalismo, dos veículos em que confiam. Elas precisam, mais do que nunca, confiar no que estão lendo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL