° / °

Política
eleições 2020

PSD lança pré-candidatos a prefeito de Recife, Caruaru e Petrolina

Publicado: 02/08/2019 às 15:13

Segundo o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, candidaturas próprias não representam rompimentos com aliados (Foto: Renato Moreira/Divulgação)/Segundo o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, candidaturas próprias não representam rompimentos com aliados (Foto: Renato Moreira/Divulgação)

Segundo o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, candidaturas próprias não representam rompimentos com aliados (Foto: Renato Moreira/Divulgação)/Segundo o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, candidaturas próprias não representam rompimentos com aliados (Foto: Renato Moreira/Divulgação)

Segundo o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, candidaturas próprias não representam rompimentos com aliados (Foto: Renato Moreira/Divulgação)
Com a presença de lideranças nacionais, o PSD lançou pré-candidaturas às prefeituras de Recife, Caruaru e Petrolina em evento no Recife. Na capital pernambucana, o nome cotado é o do deputado federal André de Paula. O partido também deve disputar em Caruaru, com Raffiê Dellon, e Petrolina, com Júlio Lóssio. As pré-candidaturas acontecem após recomendação da Executiva Nacional determinar que a sigla tenha candidaturas próprias nas cidades que tenham imagem de televisão na propaganda eleitoral, capitais e cidades com mais de 100 mil eleitores. 

“Eu faço parte da executiva e votei favoravelmente para que o partido tivesse candidatura própria nas principais cidades e quem me conhece sabe que sou um político de partido e muito disciplinado. Fui vereador, candidato a prefeito, tenho nove mandatos no Legislativo, duas passagens no Executivo, portanto, como fugir dessa convocação?”, indagou André de Paula, líder da bancada de 36 deputados do PSD na Câmara Federal e potencial candidato no Recife. 

Em relação às diretrizes iniciais do partido no Recife, André de Paula afirmou que o diálogo com a população será um dos fatores primordiais para o contato com a população recifense. “Nossa pretensão é ter uma proposta para o Recife, conversar com o povo. É uma oportunidade muito importante cumprir essa missão se ela se mostrar o melhor para o PSD e para a cidade”, destacou. 

Evento realizado do PSB teve cerca de 300 pessoas no auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Foto: Renato Moreira/Divulgação)

O PSD integra as bases governistas do PSB no âmbito estadual e do Recife. Na Prefeitura da capital, a Secretaria do Meio Ambiente é chefiada por José Neves. Enquanto no Governo de Pernambuco, a sigla é representada por Rodrigo Novaes no posto de Secretário de Turismo. Nos bastidores, lideranças internas do PSD tratam a escolha de Novaes como da cota pessoal do governador Paulo Câmara, não sendo este um quadro partidário.  

Diante do cenário local, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ponderou que a relação com o PSB deve continuar fraterna. “A relação do PSD com o PSB é histórica e harmônica. Estivemos juntos em todas as eleições desde a nossa fundação (em 2011), mas agora é diferente porque a legislação mudou e impede a coligação para (a disputa de cargos de) vereador”, disse o ex-prefeito de São Paulo. “Aliança impossível (para 2020) não é, até porque o PSD é um partido amigo, mas a tendência é que os partidos tenham candidatos a prefeito nas grandes cidades. O PSB também será assim. E eu sempre defendo o melhor quadro de cada cidade para disputar e, no caso do PSD no Recife, entendo que o melhor quadro é o do deputado federal André de Paula”, acrescentou Kassab. 

Ainda de acordo com Gilberto Kassab, não há estremecimento na ligação entre PSD e PSB em Pernambuco. “Quem não está ainda ligado nas transformações da legislação entende que a candidatura é uma agressão ou rompimento. E não é, como pode, com um ano de antecedência, o PSD abrir mão de uma candidatura?”, questionou. Segundo Kassab, também há pré-candidatura já instalada em Caruaru e Petrolina. 

Para André de Paula, é preciso diálogo permanente com o povo do Recife (Foto: Renato Moreira/Divulgação)

Na visão de Gilberto Kassab, que foi cortejado por lideranças do interior presentes no evento no Recife, uma candidatura própria nas grandes cidades pode impactar na estrutura nacional do PSD para 2022, já que nos pleitos vindouros não poderá haver mais coligação para as eleições legislativas. “Não existe partido hoje no Brasil que queira sobreviver se não tiver candidatura própria a prefeito. Em 2022, não teremos coligação para deputados federais e estaduais. Na medida em que tivermos candidaturas a prefeito na maioria das cidades de Pernambuco, teremos boas bancadas de vereadores, porque eles podem ser depois deputados federais ou senadores.” 

O discurso foi compactuado por outros integrantes do partido no estado. “Não podemos ficar para sempre na cauda de outros partidos. É preciso dar vida partidária”, frisou o deputado estadual Romário Dias no encontro. 

Caruaru e Petrolina

Na maior cidade do Agreste, Caruaru, o PSD deve ter como candidato o empresário Raffiê Dellon, que já começou debates internos e com potenciais candidatos a vereador da cidade em relação às eleições de 2020. “Lá em Caruaru, temos a minha pré-candidatura e a gente já se organiza nas principais cidades de forma estratégica e eficiente pensando no futuro da cidade”, disse Dellon, quadro do PSD na Capital do Agreste. Em 2016, pelo PV, o administrador, agora com 28 anos, concorreu na chapa de Tony Gel como candidato a vice-prefeito, mas ambos foram derrotados no segundo turno pela atual prefeita Raquel Lyra. 

No Sertão, os peesedistas devem ficar representados nas eleições do próximo ano por meio de Júlio Lóssio, que já foi prefeito da cidade por duas vezes, entre 2009 e 2016. Foi no discurso dele que houve um momento de desconforto em parte da plateia. Lóssio deferiu críticas às gestões recentes no Recife, o que inclui a do PSB, vigente desde 2013, por conta de problemas nas áreas de saúde, segurança e educação. 

“Como pode o Recife ter prefeitos considerados os melhores do Brasil com tantos problemas? Fica o alerta. Por isso, a cidade precisa de André de Paula. E eu estou aqui para ajudar a fortalecer esse grupo em Pernambuco”, disse Lóssio. No momento da fala, o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, se retirou do plenário e só voltou após o fim do discurso do colega sertanejo. O ex-prefeito não citou questões específicas de Petrolina em seu discurso. 

Mais de Política