homenagem Presidente Nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, recebe Medalha José Mariano

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/08/2019 11:55 Atualizado em: 29/08/2019 12:04

Leandro de Santana
Leandro de Santana
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, esteve na Câmara dos Vereadores do Recife nesta quinta-feira (29) para receber a Medalha José Mariano, honraria mais alta da Casa. A proposta foi de autoria do vereador Jayme Asfora (sem partido), que declarou: "Homenageando nosso presidente estamos homenageando a OAB e as suas lutas pelos direitos humanos, pela redemocratização e pela manutenção do estado de direito."

Felipe afirmou que recebe o título com "muita alegria, muita honra e entendo que essa homenagem não é a mim, essa homenagem é a todos os advogados do Brasil e não a minha pessoa, então eu agradeço demais."

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, esteve presente durante a cerimônia e elogiou o presidente da OAB: "As raízes dele falam também muito alto, seja com seu pai Fernando que foi vítima da ditadura, seja também o seu tio Marcelo que foi vereador de Olinda e é militante dos direitos humanos permanentemente. Então a gente tá muito feliz de estar participando aqui hoje, porque esse ato é um ato de homenagem."

Felipe Santa Cruz é filho do pernambucano Fernando Santa Cruz, estudante de Direito que integrou a lista de desaparecidos políticos da Ditadura Militar desde 1974. Na última segunda-feira (26), a família Santa Cruz recebeu o atestado de óbito de Fernando, deixando claro que ele morreu “de forma não natural, violenta, causado pelo Estado brasileiro”. Ele já presidiu o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição onde se formou em Direito no ano de 1997. O advogado também já foi presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Rio de Janeiro e, por duas vezes, presidiu a Seccional fluminense da Ordem.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.