Política
transporte
Ministro do Meio Ambiente ofereceu caronas a ruralistas em voos da FAB
Publicado: 14/08/2019 às 11:41

Valter Campanato/Agência Brasil/
Documentos obtidos pelo jornal O Globo através da Lei de Acesso a Informação comprovaram que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ofereceu carona a dez deputados e senadores da bancada ruralista em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) em viagens oficiais realizadas nos primeiros seis meses de governo.
O transporte de autoridades pelos aviões da FAB é permitido para ministros de Estado e chefes dos três Poderes e das Forças Armadas, além do vice-presidente. O embarque de congressistas e pessoas sem cargo ou função pública não é autorizado no decreto. Porém, a legislação possui uma brecha ao pedir às autoridades uma lista com a quantidade de passageiros que a acompanharão durante as viagens. O decreto considera como uma infração administrativa grave o transporte de civis em desrespeito à legislação.
O ministro ofereceu carona a parlamentares da bancada ruralista em quatro momentos. Entre os congressistas transportados estavam duas das principais lideranças do bloco: o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Alceu Moreira (MDB-RS), e o seu vice-presidente, o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS). Ambos aparecem como passageiros em uma viagem que Ricardo Salles realizou ao Rio Grande do Sul para participar de alguns eventos.
No mês de maio o nome de Alceu Moreira (MDB-RS) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS) voltam a aparecer na lista de acompanhantes do ministro em uma viagem para Campinas (SP). O ministro estava viajando para participar da cerimônia de 30 anos da Embrapa Territorial, chefiada pelo pesquisador Evaristo de Miranda.
Em junho foi a vez da bancada ruralista acreana utilizar a carona do ministro que viajava para o Acre. Os senadores Márcio Bittar (MDB-AC), Sérgio Petecão (PSD-AC), Mailza Gomes (PP-AC) e o deputado Allan Rick (DEM-AC) aparecem na lista de passageiros. Os quatro são integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária.
Na mesma viagem, Salles e os ruralistas realizaram visitas a uma aldeia indígena, além de vistoriarem obras de uma rodovia que faz a conexão entre o Brasil e o Peru.
O senador Márcio Vittar apresentou um projeto em parceria com o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) que prevê o fim da obrigatoriedade de proprietários rurais manterem reservas legais de mata nativa em suas propriedades.
Procurada, a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente não respondeu ao jornal O Globo.
Últimas

Mais Lidas
