Diario de Pernambuco
Busca

ICLEI

Geraldo Julio assume organização internacional

Publicado em: 27/06/2019 08:44

Prefeito do Recife comandará grupo composto por 73 governos locais e regionais. Foto: Peu Ricardo/DP FOTO
O prefeito Geraldo Julio assume hoje a presidência da organização ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, para a América do Sul. O prefeito já está na cidade de Bonn, na Alemanha, onde acontece a reunião anual do Comitê Executivo Geral (GexCom). Há cerca de dois meses, Geraldo foi indicado pelos demais membros. Ele substitui o prefeito de Quito (Equador), Maurício Rodas, e será o primeiro do Brasil a assumir o cargo.

Segundo a Prefeitura do Recife, a cidade foi indicada pelas demais urbes participantes para liderar o grupo pelo pioneirismo e efetividade de políticas públicas na área de sustentabilidade, em especial no controle e redução da emissão dos gases do efeito estufa e no enfrentamento às mudanças climáticas. O Comitê Regional do ICLEI abrange 73 governos locais e o grupo se reunirá anualmente de forma presencial e trimestralmente em audiências virtuais.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, acompanha o prefeito na viagem à Alemanha. Na GexCom, os gestores terão a oportunidade de apresentar projetos em desenvolvimento na cidade, na tentativa de angariar recursos para execução. Na pauta estarão projetos como o Parque do Jiquiá e o Parque Capibaribe. O evento Cidades Resilientes começou ontem e segue até o dia 28, com líderes de governos locais de todo o mundo. 

O ICLEI é uma rede global de 1.750 administrações locais e regionais, ligada à ONU, e o maior compromisso é com desenvolvimento urbano sustentável. Mais de 100 países integram a rede, realizando ações locais para políticas de sustentabilidade. O prefeito do Recife assume o cargo por três anos.

“Nos últimos anos, o Recife construiu alicerces voltados para o enfrentamento às mudanças climáticas. Recife foi a primeira cidade do Nordeste a ter um inventário de emissão de gases do efeito estufa, referente ao ano de 2012. De lá para cá, já foram produzidos os inventários de 2012 a 2015 e a atualização está em processo de produção”, comunicou a prefeitura.

Para o cálculo dessas emissões são levados em consideração o consumo de energia e de combustíveis e a produção de resíduos sólidos na cidade. A análise histórica dos inventários já mostra os reflexos do cumprimento da política climática e da adoção de práticas sustentáveis na cidade. Neles, pode-se perceber a estagnação das emissões ao longo dos anos, em contraste com as previsões presentes no Plano de Baixo Carbono, que estabelecem um aumento anual e gradual das emissões da cidade.

A capital pernambucana faz parte do projeto internacional Urban Leds: Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes, realizado pela ONU-HAbitat, por meio do ICLEI. A iniciativa inseriu o Recife entre as cidades que mais tem avançado nas políticas de enfrentamento à mudança climática, com a realização de Inventários de Gases do Efeito Estufa, Plano de Redução de Emissões, entre outras ações. Na primeira edição do Urban Leds, entre os anos de 2013 e 2016, o Recife se destacou como cidade modelo para a iniciativa no país.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL