Alepe

Deputado apresenta projeto que prevê obrigatoriedade de teste do bracinho

Publicado em: 10/05/2019 17:55

A proposta é de autoria do deputado Clodoaldo Magalhães (PSB). Foto: Alepe/Divulgação

Em razão do aumento dos números de casos de hipertensão arterial no mundo, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), propôs um Projeto de Lei Ordinária (PLO)  que torna obrigatória a realização do teste do bracinho em Pernambuco. A proposta prevê que as crianças a partir de três anos, atendidas nos hospitais, clínicas e demais unidades de saúde do estado terão a pressão arterial aferida durante as consultas pediátricas. Além de identificar alterações na pressão arterial, o teste tem como objetivo o rastreio, diagnóstico e a prevenção de doenças cardíacas e renais. 

“O teste do bracinho é uma medida simples e faz com que você descubra as crianças que começam a ter aumento da pressão sanguínea. Com essa medida, se economiza muitos recursos públicos de saúde, evitando que essa pressão alta continue, silenciosamente, destruindo a saúde do cidadão, o que no futuro trará prejuízos enormes com os tratamentos das complicações para o paciente. É extremamente importante para garantir a saúde e o bem-estar de nossas crianças", justificou o parlamentar. O projeto já foi aprovado nas comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e  aguarda agora os trâmites da Casa para ser votado no plenário. 

De acordo com o projeto, quando a aferição da pressão arterial apontar possíveis alterações, a criança deverá ser encaminhada a um atendimento especializado para a realização de exames complementares. Caberá ao Poder Executivo regulamentar a Lei em todos os aspectos necessários para a sua efetiva aplicação.

Teste
O teste do bracinho é um exame indolor, que detecta a hipertensão arterial em crianças por meio da aferição da pressão utilizando o chamado esfigmomanômetro, medidor da pressão arterial bastante conhecido que consiste em um sistema para compressão da artéria braquial. O procedimento deve ser realizado por médicos ou enfermeiros devidamente registrados em sua respectiva entidade de classe.

Dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 23% da população apresenta hipertensão arterial sistêmica. Estima-se que 5% da população com idade inferior a 18 anos apresente hipertensão arterial, e ainda que a prevalência da doença na faixa dos três anos de idade varie de 2 a 13 %, daí a recomendação da prática de aferição da pressão arterial a partir dos três anos
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL