agenda econômica

No Maranhão, governadores do Nordeste firmam acordo por Consórcio regional

Publicado em: 14/03/2019 12:16

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, marca presença no encontro. (Foto: Divulgação / Governo do Maranhão)


Governadores do Nordeste estão reunidos, desde o fim da manhã desta quinta-feira (14), em São Luís, no Maranhão, para assinar o protocolo de criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, ou, simplesmente, o Consórcio Nordeste. A iniciativa tem como objetivo firmar parcerias entre as unidades federativas, bem como economizar recursos financeiros. 

Com o consórcio, a expectativa é de que poderão ser feitas, por exemplo, compras compartilhadas entre os Estados. Isso reduz, em tese, os custos dos produtos e dos serviços. As alianças entre os estados poderão acontecer nos âmbitos de desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia, segurança pública, administração prisional, meio ambiente, entre outras áreas. 

“Com a assinatura do Consórcio Nordeste, teremos condições de atuar com mais inteligência em temas que são muito importantes para o desenvolvimento da região. Teremos mais eficiência e celeridade a partir de agora”, destacou o governador Paulo Câmara (PSB) na chegada ao Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão. 

Encontro acontece no Palácio dos Leões, em São Luís do Maranhão (Foto: Divulgação / Governo do Maranhão)
 

“É um encontro histórico com a formação desse consórcio dos estados do Nordeste. Obteremos vantagens e benefícios, entre eles o apoio pessoal e técnico, com grandes economias nas licitações porque o consórcio poderá fazer registro de preço de grandes compras de medicamentos e outros produtos, reduzindo os custos para cada estado”, disse o governador da Bahia, Rui Costa (PT). 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disse que a reunião também serve para firmar posições diante do cenário político nacional. “Essa reunião aqui antecede o Fórum Geral de Governadores e é um momento para que possamos ter uma articulação organizada já desde esse encontro no Nordeste”, afirmou a petista. 

Além de Paulo Câmara, Rui Costa e Fátima Bezerra, também marcam presença o anfitrião Flávio Dino (PCdoB-MA), Wellington Dias (PT-PI), Camilo Santana (PT-CE), João Azevedo (PSB-PB) e Belivaldo Chagas (PSC-SE). O vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB), representa o chefe do Executivo do Estado, Renan Filho, também emedebista. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL