Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Política

Presidente de Portugal defende importância do acordo UE com Mercosul

Segundo Marcelo Rebelo, Portugal tem feito o que pode para facilitar o acordo entre os dois blocos

Publicado em: 02/01/2019 12:50 | Atualizado em: 02/01/2019 13:49

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que um dos temas tratados nesta quarta-feira (2) em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, foi a assinatura do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Segundo Rebelo, Portugal tem feito o que pode para facilitar o acordo entre os dois blocos. “Também se falou da relação União Europeia/Mercosul e da importância de fechar esse acordo, que tem sido complexo, mas Portugal está permanentemente fazendo o que pode para fechar esse acordo, é muito importante para as duas partes”, ressaltou aos jornalistas, antes de deixar o Palácio do Planalto.

Questionado sobre o apoio de Bolsonaro ao acordo, já que o presidente brasileiro tem demostrado mais interesse em negociações bilaterais, o presidente português insistiu na importância do acordo.

“O pragmatismo obriga a que se tenha presente o que é útil, a ver além das relações bilaterais também instrumentos de acordo multilaterais que, mesmo sem conteúdo ideológico, sem anteparo doutrinário, possam facilitar as exportações, o comércio, a circulação econômica e financeira”, disse.

Ainda segundo Marcelo Rebelo, que veio ao Brasil para participar da posse de Jair Bolsonaro, outro assunto, como a Comunidade dos Países de Língua Portguesa, também foi tratado. “Quando se fala de comunidade, se fala de questões que decorrem da mobilidade entre os dois países e da equivalência de diplomas e da certificação profissional”, disse.

O presidente de Portugal informou que uma visita de Jair Bolsonaro a seu país deve ser agenda para o final deste ano ou início de 2020. Ele disse ainda que, oficialmente, a comunidade brasileira em seu país hoje é de 100 mil pessoas, mas que, na prática, são bem mais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Para OMS, varíola do macaco ainda pode ser contida
Manhã na Clube: Henrique Queiroz Filho (PP), Edno Melo (Republicanos) e André Morais (CORECON-PE)
Soldado russo condenado à prisão perpétua por matar civil na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com o Deputado Federal Carlos Veras (PT)
Grupo Diario de Pernambuco