Diario de Pernambuco
Busca
Opinião Francisco Gomes de Matos: O que falta ao Brasil? Francisco Gomes de Matos é linguista da Paz, professor Emérito da UFPE e presidente do Conselho da ABA Global Education

Publicado em: 13/12/2017 07:05 Atualizado em:

Se no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM fosse pedido aos examinandos uma redação sobre ‘O que falta no Brasil?’, os textos resultantes possivelmente constituiriam uma gigantesca  coleção de listas em que estariam explicitados  processos/produtos  que vergonhosamente encontram-se ausentes entre nós. Essa mega-listagem poderia ser subdividida em listas diversas: o que falta na  educação, saúde pública, segurança, economia, política, agricultura, indústria, mídia,tecnologia, nas artes, ciências e relações inter-poderes.

Poderíamos reunir, em uma lista, o que falta para a superação da fome, da pobreza, da miséria, da falta de habitações populares. Quanto à formação individual, compilaríamos uma lista de valores de que somos carentes: respeito, honestidade, integridade, espiritualidade.

No universo de redações analisadas, encontraríamos exemplos de Cidadania Imaginativa: partidos políticos que priorizassem as necessidades de saúde (Partido pela Saúde do Povo?), de  corresponsabilidade ambiental (Partido pela Dignidade Ambiental?). Assim, o oceano de ideias apresentadas nessas redações contribuiria para desenvolver nosso senso crítico com a devida humildade: adultos acolheriam sugestões de jovens, engajados em melhorar as condições de vida de nosso povo, em contribuir para uma verdadeira BRASILidade.
O que falta ao Brasil? Reflita e dê uma resposta formativa, caro(a) leitor(a).

Além de criar sua lista, formule e implemente soluções que ajudem a TRANSformar nosso país. O que falta ao Brasil para ir além da Ordem e Progresso? PLURI-DIGNIDADE. Uma DIGNIsaúde, uma DIGNeducação, uma DIGNipolítica, umaDIGNIvida comunitária. Continue, leitor, explorando a pluridimensionalidade da dignidade no contexto brasileiro atual.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL