Opinião Silvia Rissin: Imip: 57 anos de Assistência, Ensino, Pesquisa e Extensão Silvia Rissin é presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip

Publicado em: 13/06/2017 07:42 Atualizado em:

Em 1960, o professor Fernando Figueira pensou e criou, no Recife, um hospital para cuidar da “criança pobre” (como ele dizia) e, naquele distante 13 de junho, nascia o Imip – hoje uma realidade dinâmica e palpitante, que chega aos seus 57 anos de atividades ininterruptas.

Com muita luta, adversidades e obstáculos aparentemente intransponíveis, assim foi crescendo o Instituto, atendendo não mais apenas a criança, mas também sua mãe, abrangendo o binômio mãe-filho em suas diversas etapas de vida.

Em sua vocação institucional de formar profissionais na área de saúde, foi se tornando um hospital-escola modelo. Saiu das fronteiras do estado e até do país para estabelecer parcerias e intercâmbios com professores e instituições renomados internacionalmente. O ensino imediatamente se acoplou à pesquisa científica, o que fez do Imip um grande centro de desenvolvimento da ciência.

As dificuldades continuavam e os “rochedos eram arrastados” pelo baluarte tão bem descrito por Cícero Belmar em 2006, na biografia que escreveu intitulada: Fernando Figueira, o homem que arrastou rochedos – e que retrata traços da personalidade ímpar e da bravura de um médico que, aos 41 anos de idade, realizou aquela que seria a maior obra de sua vida – o Imip, hoje chamado de Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Atualmente, a assistência é prestada nos três níveis de atenção: primária, secundária e terciária, e alcança todos os segmentos da população de Pernambuco e de vários estados da União.  O Imip conta ainda com o apoio da Fundação Alice Figueira, também idealizada por ele há exatos 30 anos com o objetivo de captar recursos financeiros, materiais e humanos que permitissem a continuidade das ações do Imip. Esse papel é desempenhado diariamente, junto à sociedade civil (pessoas físicas e jurídicas), na busca de complemento financeiro para suprir o permanente déficit que acomete o Imip.

Com a filosofia Imipiana implantada desde o início, seu atuante corpo funcional segue os ensinamentos do mestre. E essa missão conta com o carinho de seus 400 voluntários, renovando o compromisso de atender da melhor forma a todos que chegam ao instituto em busca de um alento para seus males!

E assim caminha o Imip...
 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL