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Editorial: como se faz um milhão na internet

Em seus 190 anos de história, nunca o Diario de Pernambuco foi tão lido quanto é nos dias de hoje

Publicado: 03/02/2016 às 07:00

Em seus 190 anos de história, nunca o Diario de Pernambuco foi tão lido quanto é nos dias de hoje. Contribui para isso o fato de estar ao alcance em qualquer plataforma. No seu jornal de todas as manhãs, no seu computador, no seu smartphone. As novas tecnologias ampliaram o universo da informação. Nossa missão é aproximar os leitores - e agora também internautas - deste universo em constante transformação. A essência é a mesma desde 7 de novembro de 1825, quando dezenas de recifenses leram pela primeira vez o Diario. Com o passar das décadas, nos tornamos milhares. Hoje somos milhões.

Milhões que estabelecem a comunicação do século 21. Os informados também se tornam informantes. A notícia, nossa matéria-prima, transformou-se em um diálogo entre o jornal e a sociedade. No papel - e agora mais ainda na internet - somos interpretados, questionados, criticados, corrigidos, elogiados, curtidos, comentados e compartilhados. Fazemos parte de um contexto muito maior. 

O Diario de Pernambuco se tornou o primeiro jornal do Nordeste a ultrapassar a marca de um milhão de seguidores no Facebook. Agora faz parte de um clube formado por apenas outros quatros periódicos brasileiros (Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo e Zero Hora). Tudo resultado de um trabalho de uma equipe que sabe qual é o conteúdo mais consumido nas redes sociais.

Tudo começou na madrugada de 26 de outubro de 2012. A redação do Diario já começava a se esvaziar com mais uma edição pronta para ser impressa quando veio um apagão. Foi preciso montar uma operação de guerra para produzir uma nova capa e atualizar a página de Últimas Notícias com o caos no Recife e no Nordeste.

Na divisão de tarefas, além de trabalhar para o papel, foi preciso interagir com os internautas que se mantinham conectados à base de geradores ou fora da zona do curto-circuito. Graças à conversa com estes leitores antenados, o Diario saiu às ruas totalmente atualizado. E o mais importante: naquela redação com poucos combatentes se teve a verdadeira noção do poder da internet. 

Cinco meses depois, o jornal criaria sua equipe de redes sociais. Em março de 2013, o jornal tinha 40 mil seguidores na sua página no Facebook. Quase três anos depois, o mês de fevereiro de 2016 se torna histórico. O primeiro veículo de comunicação impresso do Nordeste a atingir a marca de um milhão de seguidores em sua fanpage é o Diario. De Pernambuco. 

A lógica é a mesma do momento daquele histórico apagão. O internauta faz parte da notícia e sua colaboração é indispensável. As postagens diárias sempre são alvos de comentários. Neste processo constante, o filtro vai surgindo naturalmente. Como a internet é um universo em expansão, o entretenimento (curiosidades, mundo animal, artistas e tecnologia) convive com informações de política, economia e saúde. Um diferencial no nosso Facebook é o compartilhamento do que é produzido para os leitores do jornal, como reportagens, editoriais e artigos.

A equipe de redes sociais também é responsável pelas informações compartilhadas no Twitter e Instagram. O primeiro, de mensagens curtas, tem 240 mil seguidores; e o segundo,  especializado em fotos e vídeos,  tem 203 mil. Consumidores de notícias que maravilhariam Antonino de Miranda Falcão, o fundador deste jornal em 1825. Tipógrafo e parceiro de Frei Caneca, ele queria levar ao maior número de pessoas aquelas quatro folhas de papel em formato ofício, com os anúncios de um Recife habitado por 26 mil moradores  nas suas quatro principais freguesias. Se vivo fosse, ele também curtiria.
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