Diario de Pernambuco
Busca
Vítima da ditadura "Ustra é o único declarado judicialmente torturador", diz militante

Publicado em: 16/10/2015 11:08 Atualizado em:

A militante Maria Amélia Teles, a Amelinha, presa e torturada nos anos 70 nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo, disse que o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra - morto nesta quinta-feira, 15, em Brasília, vítima de câncer e complicações cardíacas - é o único agente da repressão instalada no País no período entre 1964 e 1985 "judicialmente declarado torturador". "Ustra foi declarado torturador pelo Estado brasileiro", afirma Amelinha.

"Alías, o único torturador judicialmente declarado torturador", destaca a militante. Em 1972, Amelinha, seu marido, César Teles, militante do Partido Comunista do Brasil, e a irmã Criméia de Almeida foram capturados pelas forças de repressão e torturados no DOI-CODI, no famoso endereço da Rua Tutoia, em São Paulo.

Os filhos de Amelinha, então com 4 anos e 5 anos, ficaram em poder dos militares. Ao comentar ontem a morte de Ustra, Amelinha disse. "A sentença que declarou Ustra torturador foi transitada em julgado. o que significa que não mais cabia recurso. Com certeza é muito pouco para um militar que sequestrou, torturou , matou, deu versões falsas sobre as mortes dos militantes e ainda ocultou cadáveres. É pouco, ele deveria ser condenado criminalmente pelos crimes de lesa humanidade cometidos por ele, todos eles imprescritíveis. Ele vai sem esclarecer os bem mais de meia centena de assassinados por ele ou a mando dele."

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL