° / °

Política
Pixulequinho

Versão do boneco de Lula, o Pixuleco, chega ao Recife em miniatura

Publicado: 01/09/2015 às 15:40

O grupo deve distribuir o adesivo no Recife. Foto: Reprodução/

O grupo deve distribuir o adesivo no Recife. Foto: Reprodução/

O grupo deve distribuir o adesivo no Recife. Foto: ReproduçãoUm dos maiores símbolos do movimento de impeachment da presidente Dilma, o boneco “Pixuleco”, nome dado em alusão a um dos desdobramentos da Operação Lava-Jato, a Operação Pixuleco, chegou ao Recife em forma “reduzida”. Na verdade, membros do Movimento Vem Pra Rua encomendaram uma versão do boneco, que reproduz o ex-presidente Lula (PT) com um fardamento de presidiário, em forma de adesivos que deverão ser colados em veículos e muros de residências.

“Ele é o espelho da imagem de Lula. Nós fizemos uma cota e dividimos os custos. Não tem financiamento público”, diz a economista e colaboradora do Vem Pra Rua do Recife Dulce Sampaio. O movimento pediu, nesta primeira remessa, cerca de 1 mil adesivos do que chamam de “Pixulequinho”. O carinho no diminutivo, como indica uma das adaptações da língua portuguesa, não passa de um deboche. Além do boneco gigante original, que pode vir ao Recife, o grupo vai encomendar chaveiros e até balões em versões menores. Os acessórios poderão ser vistos no dia da celebração da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

Caixas com adesivos chegaram hoje no Recife. Foto: ReproduçãoSobre o Pixuleco

O boneco que reproduz o ex-presidente Lula apareceu em público, pela primeira vez, no protesto do dia 16 deste mês, em Brasília, e ganhou fama nas redes sociais. Em São Paulo, onde fez algumas aparições, o boneco chegou a sofrer um "atentado". Uma militante do PT rasgou o boneco, que precisou ser recuperado. O próximo destino do Pixuleco é a cidade do Rio de Janeiro. Sua chegada no Recife ainda não tem data prevista, mas os opositores da presidente Dilma já articulam a chegada.

Mais de Política