Coluna Diario Político Marisa Gibson: Waldemar Borges transfere o título de eleitor para Gravatá, onde pretende ser candidato

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/09/2015 10:16 Atualizado em:

Waldemar Borges é líder do governo na Assembleia Legislativa. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A. Press
Waldemar Borges é líder do governo na Assembleia Legislativa. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A. Press
Governadores e bancadas

Sempre que conversa com governadores, nesse momento de crise braba, a presidente Dilma pede  o empenho deles para sensibilizarem suas bancadas no Congresso a aprovar as medidas fiscais propostas pelo governo federal. Hoje, Dilma recebe os governadores do PSB, Paulo Câmara (PE), Rodrigo Rollemberg (DF) e Ricardo Coutinho (PB) e, desta vez, o clima  está ainda mais tenso. O que está em jogo não é apenas um pacote fiscal, mas um governo ameaçado de impeachment, um parceiro rebelde – o PMDB – com força suficiente para destruir a presidente e com as bancadas contrárias à criação de qualquer imposto e muito menos a CPMF, porque essa fatura será cobrada pelos eleitores. Em que pese qualquer gesto de boa vontade dos gestores socialistas em relação ao governo Dilma, é preciso ressaltar que o peso dos governadores sobre suas bancadas já não é tão forte. Desde o governo Lula, as bancadas na Câmara e no Senado ganharam protagonismo, com o Palácio do Planalto negociando diretamente com as lideranças no Congresso, passando por cima, em muitas situações,  dos interesses dos governadores, o que gerou muitos efeitos colaterais. Foi por aí que se chegou à fórmula do mensalão para garantir o voto às vezes de bancadas inteiras em matérias de interesse do Planalto. E foi a partir daí, também, que muitos partidos  passaram a ser presididos nacionalmente por parlamentares, o que lhes confere maior força dentro e fora do Congresso. São raros os casos em que governadores exercem influência sobre as bancadas do estado, e até mesmo as do seu próprio partido em termos nacionais. O ex-governador Eduardo Campos, por exemplo, foi uma exceção. Atendeu a muitos pedidos de socorro feitos pela presidente Dilma, no primeiro mandato. Só que Eduardo era presidente nacional do PSB e a maioria da bancada do partido rezava pela sua cartilha.

Obsessão

Muitos socialistas continuam convictos de que o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) será candidato à Prefeitura do Recife em 2016. E o argumento é de que o peemedebista anda desestimulado com a atividade parlamentar, embora seja um dos mais atuantes na ofensiva contra o governo Dilma.

Na disputa

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) transfere, nesta quinta-feira, o título eleitoral para Gravatá, onde pretende se candidatar a prefeito. Líder do governo na Assembleia, a sua postulação teve, desde o início, o apoio de Paulo Câmara e, consequentemente, do partido. Haverá um ato político para marcar a chegada do deputado à cidade.

Improbidade

Determinado a combater a corrupção, o procurador-geral Carlos Guerra criou no MPPE uma Comissão de Defesa do Patrimônio Público, coordenado pelo promotor Maviael Souza, que vai dar dor de cabeça a quem praticar atos de improbidade administrativa.

Empregos

O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) ressalta os resultados obtidos por Igarassu, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente a agosto. Foi o segundo município que mais gerou oportunidades de trabalho no país com 1.953 novas vagas, registrando 2.541 admissões contra 588 desligamentos.“O resultado indica que o prefeito Mário Ricardo (PTB) está no caminho certo”, salienta o deputado.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL