Diferenças com o PSB PR vem ameaçando tomar caminho próprio nas eleições municipais de 2016

Por: Júlia Schiaffarino

Publicado em: 06/07/2015 10:03 Atualizado em:

Integrante do grupo dos partidos de maior peso político que compõem a base de governo do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o PR dá sinais de insatisfação, alegando redução de espaço na gestão e esvaziamento da pasta que comanda, a Secretaria de Habitação, com Carlos Fernando Filho.

Mais trabalho para o prefeito que, além de ter que neutralizar o DEM e PSDB, legendas com potenciais candidaturas em 2016, e acalmar os ânimos do PMDB, com quem vem tentando equacionar algumas diferenças, precisa agora redobrar o cuidado com os progressistas, sob o risco que contabilizar essa baixa na Frente Popular.

A investida mais contundente para o racha veio com o anúncio do atual presidente do PR em Pernambuco, Anderson Ferreira, de que seria candidato em Jaboatão. O município da Região Metropolitana do Recife tem o segundo maior colégio eleitoral do estado, sendo, portanto, estratégico nos planos de crescimento do partido. O PSB olhou de lado para a notícia e o deputado chegou a ser chamado para uma conversa com o governador Paulo Câmara (PSB). Expôs a queixa e ficou satisfeito com a conversa. Teria prometido fidelidade no estado. Mas sobre a manutenção da aliança no Recife, o tom teria sido outro e teria deixado claro que tudo estaria a depender dos próximos passos do prefeito.

Anderson Ferreira não comenta o assunto. Oficialmente, o partido também contabiliza a Secretaria Municipal de Saneamento, com o ex-deputado estadual Alberto Feitosa, mas não faz parte da cota do atual presidente.

Ele é ligado ao grupo do ex-presidente Inocêncio Oliveira, responsável pela ida do partido para a Frente Popular nas eleições  do ano passado, contrariando a orientação da Executiva nacional de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Oliveira foi destituído após um jantar com o então presidenciável Aécio Neves (PSDB). Feitosa ganhou a secretaria após ensaiar uma candidatura contrária à governista na Assembleia Legislativa.

Já na Prefeitura do Recife, o PR garantiu espaço em 2014, após reclamar da pouca dimensão que obteve no governo do estado durante a reforma administrativa proposta por João Lyra. A pasta de Habitação foi, então, um prêmio de consolação e o nomeado foi o vereador Romerinho Jatobá, substituído por Carlos Fernando Filho com a saída de Inocêncio Oliveira.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL