Política
Ícone da esquerda
Assembleia Legislativa comemora o centenário de Paulo Cavalcantii
Publicado: 25/05/2015 às 09:21

Paulo Cavalcanti foi vereador do Recife e filiado ao PCB. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A press/
A primeira homenagem ocorre na Assembleia Legislativa de Pernambuco, marcada para as 18h. A sessão solene contará com a exibição de um documentário, com depoimentos de amigos e familiares, além de um recital de música comandado pelo violonista Cláudio Almeida e o lançamento de uma revista biográfica do homenageado, editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
A filha do meio, Magnólia Cavalcanti, já preparou o discurso que deve ser proferido em nome da família na solenidade. "Era uma figura afável, cheia de atenção e solidariedade humana. Foi preso 11 vezes na ditadura e, após ser absolvido, advogou para mais de 500 presos políticos, sem nunca ter cobrado sequer um tostão de honorário", orgulha-se a filha. Segundo ela, ele dizia ser fundamental para um homem "ler Eça de Queiroz, assistir Charles Chaplin e ouvir Noel Rosa".
Na próxima terça, a Prefeitura do Recife oferece um concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro de Santa Isabel, às 20h. Na quarta, é a vez da Câmara Municipal do Recife realizar sessão solene às 16h. Outras instituições, como a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara, a Sociedade Eça de Queiroz, a qual Paulo Cavalcanti ajudou a fundar, a Academia Pernambucana de Letras e o PCB também têm homenagens previstas, mas com datas ainda a serem confirmadas.
Últimas

Mais Lidas
