° / °

Política
Ícone da esquerda

Assembleia Legislativa comemora o centenário de Paulo Cavalcantii

Publicado: 25/05/2015 às 09:21

Paulo Cavalcanti foi vereador do Recife e filiado ao PCB. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A press/

Paulo Cavalcanti foi vereador do Recife e filiado ao PCB. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A press/

Operário no Porto do Recife aos 13 anos, egresso na Faculdade de Direito aos 22, promotor público no interior, deputado estadual, vereador na capital, preso político. Falecido aos 80 anos, Paulo Cavalcanti chegou a flertar com o integralismo na juventude, mas logo foi fisgado pelos ideais de esquerda e fez história no Partido Comunista Brasileiro (PCB). E nesta segunda-feira, quando completaria 100 anos de idade, é dia de iniciar os eventos de celebração à sua memória.

A primeira homenagem ocorre na Assembleia Legislativa de Pernambuco, marcada para as 18h. A sessão solene contará com a exibição de um documentário, com depoimentos de amigos e familiares, além de um recital de música comandado pelo violonista Cláudio Almeida e o lançamento de uma revista biográfica do homenageado, editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

A filha do meio, Magnólia Cavalcanti, já preparou o discurso que deve ser proferido em nome da família na solenidade. "Era uma figura afável, cheia de atenção e solidariedade humana. Foi preso 11 vezes na ditadura e, após ser absolvido, advogou para mais de 500 presos políticos, sem nunca ter cobrado sequer um tostão de honorário", orgulha-se a filha. Segundo ela, ele dizia ser fundamental para um homem "ler Eça de Queiroz, assistir Charles Chaplin e ouvir Noel Rosa".

Na próxima terça, a Prefeitura do Recife oferece um concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro de Santa Isabel, às 20h. Na quarta, é a vez da Câmara Municipal do Recife realizar sessão solene às 16h.  Outras instituições, como a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara, a Sociedade Eça de Queiroz, a qual Paulo Cavalcanti ajudou a fundar, a Academia Pernambucana de Letras e o PCB também têm homenagens previstas, mas com datas ainda a serem confirmadas.
Mais de Política