Pernambuco.com
Pernambuco.com
Saúde Reeducação alimentar: a esperança para cães gordinhos Pesquisa internacional feita em 27 países constatou que cães obesos e com sobrepeso perderam 11% do peso inicial com alimento rico em proteína

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 25/09/2017 07:44 Atualizado em: 25/09/2017 08:20

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A obesidade é a condição médica mais comum em cães e, como em humanos, está associada a uma variedade de doenças, incluindo diabetes, alteração da função renal, disfunção respiratórias e problemas ortopédicos. Além disso, a qualidade de vida é pior em cães obesos. Atualmente, o tratamento da obesidade consiste predominantemente na restrição da ingestão calórica, com porções reduzidas, e no aumento da atividade física.

Agora, pesquisadores do Small Animal Teaching Hospital da Universidade de Liverpool realizaram o maior estudo internacional sobre perda de peso em cães, envolvendo 340 clínicas veterinárias em 27 países do mundo. Todos os cães receberam uma dieta de perda de peso de alta proteína e formulação especialmente para o teste, em um período de três meses. Nesse período, os tutores tinham de anotar os níveis de atividade e alterações no comportamento do animal em relação à comida (por exemplo, se pareciam estar com mais fome).

A maioria dos cães conseguiu emagrecer em três meses, sendo que a média de perda foi 11% do peso corporal inicial. No entanto, observaram-se diferenças entre cães castrados e não-castrados: os primeiros perderam menos peso. Fêmeas também tiveram mais sucesso que os machos.

“Esse é o maior estudo de perda de peso multicêntrico e internacional realizado até o momento em cães com sobrepeso”, disse um dos autores do trabalho,  Alex German. “Embora a curta duração tenha feito com que alguns cães não tenham atingido o peso alvo, o fato de os tutores terem observado um nível maior de atividade e uma melhora na qualidade de vida sugere benefícios reais desse regime para o bem-estar do anima”, disse.

Vale lembrar que a fórmula usada na pesquisa ainda não está disponível no mercado. Antes de mudar a alimentação do pet, procure sempre um veterinário.


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco