Pernambuco.com
Pernambuco.com
Comemoração No Dia Internacional do Gato, conheça a história e algumas curiosidades do felino A popularidade do animal os segue até os dias atuais, sendo eles os animais domésticos mais populares em todo o mundo

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/08/2017 11:26 Atualizado em: 08/08/2017 11:50

No mundo existem mais de 500 milhões de gatos domésticos. Foto: Pixabay
No mundo existem mais de 500 milhões de gatos domésticos. Foto: Pixabay


Conhecido por ter sete vidas, nada mais justo para o felino do que dois dias de comemoração no ano. Nesta terça-feira, dia 8 de agosto, é comemorado o Dia Internacional do Gato, instituído em 2002 pela International Fund For Animal Welfare. A outra comemoração é guardada para o dia 17 de fevereiro, batizado como o Dia Mundial do Gato, em decisão de uma organização italiana de defesa dos animais.
 
Na mitologia egípcia, a deusa Bastet era uma das figuras sagradas. Foto: Wikipedia
Na mitologia egípcia, a deusa Bastet era uma das figuras sagradas. Foto: Wikipedia
 
Emboram existam mais de 500 milhões de gatos domésticos no mundo, e aproximadamente 40 raças reconhecidas, em sua ancestralidade, o felino não era comum no convívio humano. A raça que deu linhagem ao gato doméstico é a Feliz Silvestris Lybica, que nasceu do cruzamento entre cinco espécies selvagens distintas. A descoberta foi publicada na revista Science, a qual indicava semelhança entre os DNAs dos dois tipos de gatos em Israel, Emirados Árabes, Bahrein e Arábia Saudita.

Diante da pesquisa, estima-se que a domesticação do gato pelos humanos começou há cerca de 10 e 12 mil anos, quando os agricultores começaram a cultivar as primeiras variedades de cereais. O alimento atraia os roedores cujos felinos adoram caçar. Para se ter ideia, o gato doméstico mais antigo foi encontrado em uma sepultura no Chipre com mais de nove mil anos.

O progresso desse contato começou a ser visto no Egito, onde os gatos passaram a ser venerados e considerados sagrados para aquele povo. Exemplo dessa adoração é a própria deusa Bastet. Na mitologia egípcia, a entidade era símbolo da fecundidade, amor materno e proteção aos lares.

Mesmo assim, na Idade Média, grandes rumores atormentavam a vida do felino. Na época, o gato era bastante associado à cultos hereges e bruxarias. Tanto é que até os dias atuais mantém-se alguns "mitos" sobre o animal, principalmente o da cor preta. Todo o dilema, no entanto, não afeta a popularidade do gato, sendo eles ainda os animais domésticos mais populares em todo o mundo. 

Assista o vídeo e entre pro time dos apaixonados por gatos:


Vídeo produzido por Tw Craft.



Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco