Pernambuco.com
Pernambuco.com
Esportes Arcãobancada do Mineirão: cães ''aprovam'' novo espaço pet de BH O gigante da Pampulha inaugurou, no jogo do Cruzeiro, um espaço para o torcedor levar seus cachorros

Por: Estado de Minas

Publicado em: 20/04/2017 22:54 Atualizado em: 20/04/2017 23:06

O espaço  é o primeiro em estádios de futebol do Brasil e foi aprovado pelos cãezinhos e seus humanos de estimação que compareceram. Foto: Reprodução/Agência 17 (O espaço  é o primeiro em estádios de futebol do Brasil e foi aprovado pelos cãezinhos e seus humanos de estimação que compareceram. Foto: Reprodução/Agência 17)
O espaço é o primeiro em estádios de futebol do Brasil e foi aprovado pelos cãezinhos e seus humanos de estimação que compareceram. Foto: Reprodução/Agência 17

Foi de Thiaugo Neves o gol de classificacão do Cruzeiro para as Oitavas de Final na Copa do Brasil. E da arcãobancada; sim, um camarote com 40 cadeiras na arquibancada do Mineirão preparado especialmente para eles, que cãezinhos convidados pelo Minas Arena acãopanharam o resultado do jogo com o São Paulo. 

O espaço pet friendly, que no futuro, terá convites vendidos ao público interessado, é o primeiro em estádios de futebol do Brasil e foi aprovado pelos cãezinhos e seus humanos de estimação que compareceram. A ideia, se tudo der certo, é que a área no setor E esteja disponível no Brasileirão. 

Márcia afirma que a iniciativa é importante porque muitos casais hoje estão preferindo não ter filhos e acabam adotando os animais de estimação como integrante da família. 

Espaço protegido e com petiscos
O espaço tem 40 cadeiras e é protegido por um vidro. Internamente há uma sala toda revestida de grama sintética, com vários “banheirinhos” posicionados e potinhos com água. Para a diversão dos cãezinhos também foram colocados brinquedinhos. O Mineirão também disponibilizou petiscos para os pets e um buffet para os tutores. 

“A raça do Elvis não pode com lugares quentes e aqui tem ar condicionado na parte interna, então é bem fresco. Ele está de boa, mesmo com o barulho da torcida não ficou estressado. Posso vir para cá sem ficar com a cabeça em casa”, conta Márcia. 
Agência I7/Mineirão
O buldog Elvis foi torcer com o casal Márcia e Rodolfo (foto: Agência I7/Mineirão)

A tutora do Yamandu Savassi, um golden retriever famoso nas redes sociais em BH, também gostou da experiência. “Achei sensacional. Sou a favor de cachorro entrar no supermercado e onde a gente quiser. Só frequento lugares onde o Yamandu pode ir”, afirmou. 

Poste #caotbtorce e seja cãovidado
Segundo o diretor do Mineirão, Samuel Lloyd, a ideia da arcãobancada foi inspirada na hashtag #cãotbtorce, que já existia nas redes sociais. “Nossa ideia é que a arcãobancada se consolide e que os frequentadores possam levar seu melhor amigo para torcer no Mineirão”. 

O espaço por enquanto será frequentado apenas por cãovidados. O estádio fará a experiência para ir adaptando o local e avaliando o bem estar dos pets. 

Quem tiver interesse em ser cãovidado deve postar foto do seu caozinho e marcar as redes sociais do Mineirão com a hashtag #caotbtorce. 

Respeito com os animais
Samuel Lloyd conta que, antes de se tornar o primeiro estádio com espaço pet friendly, o Mineirão já tinha relação com os pets. “Fazemos duas feiras de adoção por mês e os animais frequentam nosso espaço nos dias de semana. Fazemos isso também com a intenção de incentivar as adoções e, claro, sempre tratando os animais com muito respeito”, diz. 

Segundo o diretor do Mineirão, a arcãobancada será democrática. Apesar de o Cruzeiro ser o mandante dos jogos, os caezinhos americanos, atleticanos ou torcedores de outros times podem frequentar o espaço. 

Ele não sabe dizer ainda quanto custará o camarote, mas afirmou que o preço será parecido com os demais espaços. “Varia de acordo com os jogos, mas temos uma média de R$ 270. Neste lado, que geralmente é para convidados, o valor pode ser até um pouco menor”, adianta. 

Cuidados com o seu caozinho
Mas, atenção, apesar de o espaço ser um pouco mais reservado, só leve seu caozinho ao Mineirão se ele não se estressar com barulhos e grandes aglomerações. Também tenha bom senso em saber se ele é sociável para ficar junto de outros coleguinhas. E para evitar confusão, os cachorros não podem ir a qualquer arquibancada do estádio.

Por enquanto, o local tem a entrada vigiada pelas recepcionistas, mas, no futuro, entre as adaptações sugeridas, pode ser colocada uma portinha para evitar que os cães escapem enquanto os donos estão distraídos. 

Na experiência da noite desta quarta-feira, os cachorros convidados ficaram tranquilos e brincaram no espaço. Alguns até dormiram nos colos dos seus tutores. Não houve nenhuma cãofusão. 

Uma dica é, se você parar no estacionamento do Mineirão, sair logo na hora do apito. Ou vai ter que esperar na fila do engarrafamento para deixar o estádio.


Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco