Pernambuco.com
Pernambuco.com
Estudos Formigas próximas ao xixi? Seu cão pode ter diabetes De acordo com pesquisas, um em cada 100 cães com mais de 12 anos provavelmente desenvolverá diabetes

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 05/04/2016 14:38 Atualizado em: 05/04/2016 14:43

Indícios da diabetes em cães

- Formiga perto do xixi: se a urina do cãozinho estiver atraindo formigas, pode ser um sinal de alerta. Os cães diabéticos têm deficiência na produção de insulina (hormônio responsável por transportar a glicose do sangue para as células do organismo), por isso a concentração de glicose fica muito elevada e, consequentemente, é eliminada em maiores quantidades na forma de urina.

- Obesidade pode causar diabetes: em geral, a diabetes é causada pela genética, mas a obesidade e sedentarismo podem desencadear a doença.

- Sede excessiva: o animal diabético tem muita sede e, consequentemente, aumento no volume de urina. Além disso, pode apresentar perda de peso repentina.

- Idade do animal: de acordo com estudos, um em cada 100 cães com mais de 12 anos provavelmente desenvolverá diabetes. Pesquisas apontam ainda que fêmeas são acometidas duas vezes mais que os machos.

- Raças mais predispostas à doença: schnauzer miniatura e standard, poodle, bichon frisé, fox terrier, terrier australiano, teckel, beagle, pinscher miniatura, golden retriever, samoieda, keeshond, maltês, lhasa apso e yorkshire terrier.

As informações são da médica veterinária da Total Alimentos, Bárbara Benitez.

Grupo Diario de Pernambuco