Pernambuco.com
Pernambuco.com
Saúde Outubro Pet Rosa lembra importância da prevenção do câncer de mama em animais

Publicado em: 13/10/2015 09:37 Atualizado em:

Pets também podem sofrer de câncer de mama. (Foto: Domínio público)
Pets também podem sofrer de câncer de mama. (Foto: Domínio público)

Será lançado nesta quarta-feira, às 8h, o Outubro Pet Rosa, evento baseado na iniciativa Outubro Rosa, relembrando a importância da prevenção do câncer de mama, só que em animais de estimação. O lançamento do Outubro Pet Rosa será realizado no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, muitas pessoas não sabem que a incidência da doença pode ser alta em cães e gatos, principalmente nas fêmeas. A prevenção da doença é fundamental, sendo feita por meio da castração precoce, além da observação constante do animal e consultas frequentes ao médico veterinário. 

O lançamento do Outubro Pet Rosa será na frente do Hospital Veterinário Escola da UFRPE, havendo a instalação de posters e a distribuição de panfletos e brindes. Na ocasião, os tutores de animais serão orientados a realizarem o exame de apalpação nas mamas e, caso tenham nódulos, as cadelas e gatas serão submetidas a exames de citologia imediatamente.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Márcia Pereira, os tumores mamários representam a neoplasia mais frequente em cães e a segunda em gatos. A professora afirma que diversos fatores de risco associados à ocorrência de tumores de mama são reconhecidos, incluindo idade, o uso de progestágenos, a pseudociese e a obesidade.

A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários, e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama. A importância dos exames também é fundamental.

Caso o animal seja identificado com o câncer, o mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além da cirurgia, pode ser feita a quimioterapia antineoplásica.

Além da abertura na UFRPE, serão realizados outras distribuições de panfletos e brindes e divulgações de campanha relacionadas ao Outubro Pet Rosa. No sábado, das 7h às 10h, é a vez do Parque da Jaqueira. Já nos dias 21 (das 6h às 9h) e 25 (das 16h às 19h) de outubro, a panfletagem vão acontecer na Praça do Hipódromo e no Parque Dona Lindu, respectivamente.


TAGS:
De 1 a 5: Cuidados na saúde ocular das crianças
Rhaldney Santos entrevista a ginecologista Altina Castelo Branco
Pantanal: o pior incêndio da história
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Aulão: tudo sobre botânica
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco