Pernambuco.com
Pernambuco.com
Saúde Outubro Pet Rosa lembra importância da prevenção do câncer de mama em animais

Publicado em: 13/10/2015 09:37 Atualizado em:

Pets também podem sofrer de câncer de mama. (Foto: Domínio público)
Pets também podem sofrer de câncer de mama. (Foto: Domínio público)

Será lançado nesta quarta-feira, às 8h, o Outubro Pet Rosa, evento baseado na iniciativa Outubro Rosa, relembrando a importância da prevenção do câncer de mama, só que em animais de estimação. O lançamento do Outubro Pet Rosa será realizado no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, muitas pessoas não sabem que a incidência da doença pode ser alta em cães e gatos, principalmente nas fêmeas. A prevenção da doença é fundamental, sendo feita por meio da castração precoce, além da observação constante do animal e consultas frequentes ao médico veterinário. 

O lançamento do Outubro Pet Rosa será na frente do Hospital Veterinário Escola da UFRPE, havendo a instalação de posters e a distribuição de panfletos e brindes. Na ocasião, os tutores de animais serão orientados a realizarem o exame de apalpação nas mamas e, caso tenham nódulos, as cadelas e gatas serão submetidas a exames de citologia imediatamente.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Márcia Pereira, os tumores mamários representam a neoplasia mais frequente em cães e a segunda em gatos. A professora afirma que diversos fatores de risco associados à ocorrência de tumores de mama são reconhecidos, incluindo idade, o uso de progestágenos, a pseudociese e a obesidade.

A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários, e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama. A importância dos exames também é fundamental.

Caso o animal seja identificado com o câncer, o mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além da cirurgia, pode ser feita a quimioterapia antineoplásica.

Além da abertura na UFRPE, serão realizados outras distribuições de panfletos e brindes e divulgações de campanha relacionadas ao Outubro Pet Rosa. No sábado, das 7h às 10h, é a vez do Parque da Jaqueira. Já nos dias 21 (das 6h às 9h) e 25 (das 16h às 19h) de outubro, a panfletagem vão acontecer na Praça do Hipódromo e no Parque Dona Lindu, respectivamente.


TAGS:
Segundo turno em PE: João Campos é eleito prefeito do Recife
Polícia Federal caça responsáveis por tentativa de ataque ao sistema do TSE
Apesar de empate em pesquisas, João Campos confia em vitória
Marília Arraes tem agenda intensa no dia que decide a eleição no Recife
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco