Pernambuco.com
Pernambuco.com
Chinchilas precisam ser colocadas em locais maiores para evitar conflitos Esses roedores são dóceis, divertidos e tranquilos, mas não gostam de dividir espaço

Por: Estado de Minas - Associados

Publicado em: 28/10/2015 10:52 Atualizado em: 27/10/2015 18:06

 (gor Salinger/Flickr/Reprodução)
[FOTO1
Dóceis, divertidas e tranquilas. Exceto quando precisam dividir o seu espaço. Diferente de outros roedores que gostam de companhia, como o porquinho-da-índia, as chinchilas preferem mesmo é a sua individualidade. Esses animaizinhos gostam de tocas individuais, e, geralmente, as gaiolas comercializadas oferecem espaço para apenas um roedor. Eles até podem viver juntos, mas o espaço precisa ser amplo, como explica Natália de Melo Moraes, médica-veterinária da Zoovet Consultoria. "Se duas chinchilas forem colocadas no mesmo lugar, certamente haverá conflito. Elas podem conviver bem se colocadas em locais maiores, como viveiros, e com acesso a diversas tocas, para que cada uma tenha a sua".

Segundo Natália, para criar mais de uma chinchila no mesmo viveiro, ele deve ser grande o suficiente para que não ocorram disputas por espaço. O ideal é fazer a aproximação dos roedores quando ainda são filhotes. Se não for possível, o processo de adaptação deve ser feito antes da puberdade, em torno de seis a oito meses de idade. "Uma das chinchilas deve ser colocada em uma gaiola, e essa gaiola, dentro do viveiro. Quando cessarem com o comportamento agressivo, ela pode ser solta".

Depois de adultas, o processo de adaptação requer mais cuidados e paciência. "A aproximação inicial pode ser realizada primeiramente por meio das próprias gaiolas. Ao aproximar uma gaiola da outra, deve-se manter uma distância mínima de aproximadamente 10 cm, a fim de evitar que os animais tenham acesso diretamente entre si e possam brigar ao ponto de se ferirem", explica.

As chinchilas não precisam ser submetidas de imediato ao contato visual, caso demonstrem estresse excessivo diante da presença de outra. De acordo com a veterinária, o intuito dessa primeira aproximação é permitir que os animais se acostumem ao cheiro um do outro, para então terem o contato direto, de forma gradativa. O período de adaptação entre chinchilas adultas é maior, se comparado a filhotes, podendo durar dias, meses,ou até mesmo nunca ocorrer.

O problema de convivência é natural, principalmente em animais do mesmo sexo, sendo mais frequente entre os machos. Machos e fêmeas podem ser criados juntos, mas o dono deve se atentar à diferença de idade entre eles e à capacidade reprodutiva dos dois.




TAGS:
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco