Pernambuco.com
Pernambuco.com
Saúde animal Saiba como evitar problema de gases intestinais em cães Alimentação e forma de comer podem causar excesso de ar no estômago

Por: Juliana Freire

Publicado em: 19/06/2015 15:36 Atualizado em: 19/06/2015 18:15

A cadelinha Bolota teve que mudar a alimentação por causa das gases intestinais. Foto: Arquivo Pessoal
A cadelinha Bolota teve que mudar a alimentação por causa das gases intestinais. Foto: Arquivo Pessoal
Os gases intestinais e as flatulências são problemas que podem afetar qualquer cachorro. No entanto, os casos acontecem com mais frequentes em raças de cães com focinho curto. O excesso de gases pode ser causado pelo costume do aminal em comer rápido e durante esse processo, ele pode engolir muito ar. Muitos alimentos também podem favorecer esse mal-estar.

O empresário Jairo Aguiar é o tutor de Bolota, uma cadela da raça buldogue francês, de 3 anos. Ele contou que a cachorrinha tem problema de acúmulo de ar no estômago desde filhote. "Levei Bolota ao veterinário para ver se era culpa da alimentação. O veterinário disse que era comum essa disfunção na raça dela", explicou.


Os animais com esse problema intestinal podem apresentar vários sintomas como barulhos na barriga, odores desagradáveis, desconforto e dores abdominal.

"Bolota não tinha mudança de comportamento, apenas percebi que a barriga dela ficava um pouco inchada", disse o empresário. "Parei de dar ração industrial para ela comer e passei a oferecer comida natural. A melhora foi considerável", destacou.

O tratamento pode variar de acordo com o caso, mas, na maioria das vezes, só uma orientação é o suficiente. De acordo com a veterinária Pamela Vieira, lidar com essa situação não é muito difícil e o tutor pode previnir os problemas de gases intestinais com dicas simples. "O proprietário deve se certificar de que não está sobre-alimentando seu animal, oferecer porções pequenas em horários fixos, promover caminhadas diárias para facilitar a digestão. Além disso, os alimentos crus são mais difíceis de serem digeridos, então devem ser substituidos pelos cozidos. Evitar mudanças bruscas na dieta, evitar alimentos que fermentam”, orienta.




Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro
Rhaldney Santos entrevista o empreendedor digital Harry Thorpe, criador da plataforma Miauu
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco