Pernambuco.com
Pernambuco.com
Estudo População de cachorros e gatos domésticos é maior do que de crianças, diz IBGE Pesquisa foi feita em 2013 em parceria com Ministério da Saúde e auxilia na compra de vacinas

Por: Mike Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 02/06/2015 12:12 Atualizado em:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS-2013) nesta terça-feira. No estudo, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, constata-se que quase metade das residências brasileiras possuem pelo menos um cachorro. Já uma em cada cinco casas tem um gato de estimação, sendo o Piauí o estado com maior número de felinos, 34,2%, e o Distrito Federal, com o menor, 6,9%.

A região Sul (58,6%) é a que tem mais lares com cachorros para fazer companhia às famílias. Já o percentual de gatos é maior no Nordeste (23,6% das residências). Na área rural, a proporção de domicílios com algum cachorro (65,0%) é superior à da urbana (41,0%). Entre cães e gatos, são 74,5 milhões de animais de estimação no Brasil. Já o número de crianças de 1 a 14 anos em 2013 chegou a 44,9 milhões.

O levantamento considera também dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Os agentes da pesquisa visitaram aproximadamente 80 mil domicílios espalhados por 1.600 municípios em todas as regiões. A PNS vai ajudar o Ministério da Saúde em seu planejamento na compra de vacinas.

Imunização
Nos 12 meses anteriores às entrevistas, em 24,9 milhões das residências (74,4%) todos os animais receberam vacina antirrábica. Por região, esse percentual é maior no Sudeste (84,3%) e Centro-Oeste (81,7%), contra 70,1% do Nordeste, 67,1% do Norte e 63,5% do Sul.

Dados do IBGE sobre animais domésticos.
Dados do IBGE sobre animais domésticos.



Rhaldney Santos entrevista a radiologista Mirela Ávila
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Carlos de Andrade Lima (PSL)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #164 Atrópodos: a importância da quitina
Pernambuco investe R$ 47,2 milhões na agricultura familiar
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco